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GP São Paulo 2025 tem impacto econômico de R$ 2,3 bilhões, diz FGV

Evento teve crescimento de 9,7% na movimentação financeira e gerou aumento de 17,3% nos empregos

Lando Norris comemora vitória no GP de São Paulo de F1 - Divulgação

Lando Norris comemora vitória no GP de São Paulo de F1 - Divulgação

O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 de 2025 registrou novos recordes em público, impacto econômico e geração de empregos. Segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), com dados da Secretaria Municipal de Turismo e do Observatório do Turismo da SPTuris, o evento movimentou R$ 2,3 bilhões, com crescimento real de 9,7% em relação ao ano anterior.

Do total, R$ 1,4 bilhão corresponde a impacto direto e R$ 894,2 milhões a impacto indireto. A arrecadação em tributos federais, estaduais e municipais chegou a R$ 324,4 milhões, alta de 9,6% sobre 2024. O Índice de Alavancagem Econômica (IAE) aponta que cada R$ 1 investido no GP retorna R$ 7,14 à economia local.

Interlagos

O público total foi de 303.627 pessoas, o que representa aumento de 4,1% em relação ao ano anterior. A realização do evento envolveu 23,7 mil profissionais, com crescimento de 17,3% sobre 2024. Segundo o levantamento, 94,8% dos espectadores afirmaram que pretendem retornar em 2026.

Após investimentos de cerca de R$ 500 milhões, o Autódromo de Interlagos recebeu, em 7 de novembro, a Certificação Ambiental de 3 Estrelas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), grau máximo de reconhecimento ambiental da entidade.

Perfil

Entre os presentes, 75% vieram de fora da capital — 40% de outros estados, 17% do exterior e 18% do interior paulista e da Região Metropolitana. Os residentes da capital representaram 25% do público. A presença feminina foi de 36,1%.

Em relação à faixa etária, 43,1% tinham entre 18 e 29 anos; 29%, de 30 a 39; 17,5%, de 40 a 49; 6,9%, de 50 a 59; e 3,4% acima de 60 anos.

Retorno de Mídia

O valor de exposição da cidade de São Paulo na mídia durante o GP foi estimado em US$ 516,6 milhões (cerca de R$ 2,7 bilhões), o maior já registrado. Segundo a Formula Money, 74,18% do retorno veio de transmissões televisivas, 20,5% de mídias digitais e 5,77% de veículos impressos.

Nos últimos seis anos, o evento acumulou US$ 2,5 bilhões em valor de mídia, consolidando-se como um dos principais produtos de visibilidade internacional da cidade.

O Formula 1 MSC Cruises Grande Prêmio de São Paulo 2026 será realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro, novamente no Autódromo de Interlagos.