A Williams anunciou, nesta terça-feira (7), um acordo de patrocínio com a fabricante de óleos e lubrificantes Gulf Oil na Fórmula 1. Em comunicado oficial, a empresa afirmou que a parceria foi assinada de forma plurianual, mas sem especificar um prazo. Os valores envolvidos também não foram revelados.
A parceria com a Gulf Oil faz parte da nova era de investimento comercial da Williams Racing, que teve início com a aquisição pela Dorilton Capital. O acordo também é válido para a academia de pilotos e a equipe de e-Sports da escuderia britânica.
“Estou entusiasmado com esta parceria entre a Williams Racing e a Gulf Oil, uma marca global renomada e confiável, que depositou sua confiança em nós como um parceiro de longo prazo. A Gulf e a Williams Racing compartilham uma ilustre herança no automobilismo, e, juntos, estamos fazendo história com esta parceria”, disse Matthew Savage, presidente do conselho da Williams Racing.
A logomarca da Gulf Oil ganhará exposição no FW45, novo carro da Williams para a temporada 2023 da F1. A marca ainda terá visibilidade nos macacões dos pilotos, nos pórticos nos boxes e nos uniformes dos mecânicos.
“A Gulf tem uma história orgulhosa no automobilismo com algumas das equipes mais icônicas e respeitadas, e a Williams Racing não é exceção. Juntos, compartilhamos décadas de experiência para aproximar os fãs do automobilismo”, afirmou Mike Jones, CEO da Gulf Oil International.
Vale lembrar que a Gulf Oil foi uma aliada histórica da McLaren entre 1968 e 1973, com a parceria sendo retomada em 2020. No GP de Mônaco de 2021, uma pintura especial retrô celebrou o acordo do século passado entre as duas partes e recebeu uma série de elogios dos fãs de automobilismo. No entanto, o contrato terminou em 2022 e não foi renovado.
“Tivemos tantos momentos icônicos juntos, incluindo nossa celebrada pintura de Mônaco em 2021. Embora isso pareça um ponto-final natural para a parceria, sempre há espaço para receber de volta velhos amigos, como fizemos anteriormente”, declarou Mike Jones.