A Red Bull encerrou o contrato de patrocínio que possuía com a plataforma de blockchain Tezos, especializada em colecionáveis digitais. Apesar do rompimento não ter sido anunciado oficialmente pela atual campeã mundial de pilotos e construtores da Fórmula 1, o nome da empresa não aparece mais na lista de parceiros no site da equipe, e a informação foi confirmada por diversos meios de comunicação na Europa.
O acordo foi assinado em maio de 2021, com a empresa ficando responsável pela criação de uma série de token não fungíveis (NFTs) da escuderia. Pelo contrato, a marca passou a ter exposição em eventos da Red Bull e, mais do que isso, nos carros da equipe austríaca.
Pelo lado da Tezos, mesmo com a rescisão do acordo, a marca continuará presente na Fórmula 1, ao menos por enquanto, porque também possui um acerto com a McLaren. Fora do automobilismo, a empresa assinou contrato com o Manchester United por £ 20 milhões anuais e, desde o início de 2022, estampa os uniformes de treinamento dos Red Devils. No mês passado, o clube lançou uma coleção de NFTs baseada na plataforma da Tezos.
Já a Red Bull ainda conta com um acordo envolvendo a Web 3.0. A escuderia possui em seu rol de patrocinadores a empresa de criptomoedas Bybit, em um contrato fechado por supostamente US$ 50 milhões anuais em fevereiro deste ano.
Vale lembrar, no entanto, que a queda exponencial dos valores dos NFTs no mercado tem feito com que diversos acordos de grandes nomes do esporte mundial com plataformas de blockchain sejam encerrados. Na própria F1, a Mercedes rompeu contrato com a FTX no mês passado após o anúncio da falência da empresa de criptomoedas.