A Fórmula E está de volta a São Paulo (SP) para a abertura da 11ª temporada de sua história, e a Hankook, empresa sul-coreana que é fornecedora oficial de pneus da categoria, aproveitará o evento para divulgar novas tecnologias voltadas para carros elétricos.
Os testes e a corrida na capital paulista serão uma vitrine para os lançamentos da Hankook, com as temperaturas variando entre as sessões matinais e as corridas à tarde, o que exige consistência dos pneus.
Durante o fim de semana da corrida, os visitantes poderão conhecer os novos compostos no espaço de exposição tecnológica no circuito. O e-Prix São Paulo acontecerá no próximo sábado (7), na região do Sambódromo do Anhembi.
Novos pneus
Nos testes de pré-temporada, realizados no Circuito de Jarama, na Espanha, os novos carros Gen3 Evo utilizaram pneus Hankook iON Race de última geração. Mitch Evans, piloto da Jaguar TCS Racing, registrou o tempo mais rápido, enquanto as equipes com motores Porsche também se destacaram.
O Gen3 Evo tem tração nas quatro rodas e mais potência, o que demandou pneus que acompanhem esse nível de performance.
“O pneu da 11ª temporada entrega um pico de performance superior ao do modelo anterior. O composto mais macio permite um desempenho mais agressivo nas curvas, especialmente em situações que exigem frenagem e mudança de direção ao mesmo tempo, adicionando um elemento dinâmico à nossa estratégia de corrida”, explicou Maximilian Gunther, piloto da Team DS Penske.
A temporada 11 terá o Gen3 Evo iON Race modificado, projetado para oferecer mais durabilidade e aderência. Com o novo design, os carros ganharam 10% mais aderência e poderão reduzir até 1,5 segundo por volta.
Feito com 35% de materiais sustentáveis, o pneu combina fibras resistentes ao calor e borracha natural, unindo desempenho, durabilidade e sustentabilidade. O circuito paulistano, que passa pelo Sambódromo, traz uma mistura de retas rápidas e curvas técnicas que desafiam pilotos e equipes.
“É um circuito que oferece a um fabricante de pneus o ambiente ideal para avaliação por meio de suas condições diversas. A combinação de curvas técnicas, variações de superfície e mudanças de temperatura cria um cenário excelente para testar o desempenho dos pneus”, destacou Jiwoong Choi, gerente do projeto de pneus da Hankook na Fórmula E.
A tecnologia não se limita aos circuitos. O iON evo AS, principal pneu da Hankook para veículos elétricos no mercado latino-americano, aplica elementos derivados das corridas para atender desafios da mobilidade elétrica no dia a dia.
O design do pneu foi projetado para suportar o peso dos veículos elétricos e conta com tecnologia de redução de ruído, essencial para esse tipo de veículo, cujo motor não produz som.