Pular para o conteúdo

Copa Maria Bonita alcança engajamento e audiência recordes no futebol feminino nordestino

Com ativações de marca, presença da embaixadora Formiga e experiências exclusivas, Betnacional ajudou a impulsionar a edição inaugural do torneio

Ex-jogadora Formiga foi a embaixadora da Betnacional na Copa Maria Bonita - Divulgação / Betnacional

A 1ª edição da Copa Maria Bonita encerrou-se com números considerados marcantes para o futebol feminino no Nordeste. O torneio, que teve os naming rights da Betnacional e reuniu nove clubes da região (um de cada estado) entre 2 e 11 de outubro, registrou público superior a 5 mil pessoas na final disputada na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (PE). Foi o maior público já registrado para uma partida da modalidade na região. Dentro de campo, o Fortaleza bateu o Sport por 1 a 0 e sagrou-se campeão.

A competição também obteve um bom desempenho na audiência. Segundo dados da Kantar Ibope Media, a decisão alcançou mais de 1,5 milhão de telespectadores somados em Fortaleza (CE) e Recife (PE), com média de 11,5 pontos de audiência (12,3 pontos no Recife e 10,8 em Fortaleza) e 27,1% de participação sobre o número de TVs ligadas (share), superando em 20% a soma das concorrentes abertas e fechadas. Globo Nordeste, Sportv, Globoplay e Goat exibiram a partida.

“A Copa Maria Bonita Betnacional mostrou que o Nordeste tem estrutura, talento e capacidade para realizar grandes eventos de futebol feminino. Foi um sucesso em todos os aspectos, técnico, organizacional e simbólico, e reafirma o compromisso da FPF [Federação Pernambucana de Futebol] e da CBF [Confederação Brasileira de Futebol] com o desenvolvimento do esporte e a valorização das mulheres que fazem o futebol acontecer”, disse Evandro Carvalho, presidente da FPF.

“Foram anos de trabalho e articulação para tirar a Copa Maria Bonita Betnacional do papel. Ver essa ideia se transformar em uma competição dessa dimensão, com todos os estados representados, é motivo de orgulho. O mais importante é o legado que fica: mais visibilidade, mais oportunidades e mais respeito para o futebol feminino nordestino”, enfatizou Denis Perucci, diretor comercial da FPF e idealizador da competição.

Betnacional

Mais do que a performance em campo, a competição consolidou-se como uma iniciativa de
valorização do futebol feminino e fortalecimento da identidade regional. A Betnacional foi responsável por uma série de ativações que acabaram contribuindo para ampliar a visibilidade do torneio.

Entre as ações, destacou-se a participação da ex-jogadora Formiga, embaixadora da competição, que esteve presente na final e conduziu atividades de engajamento com as atletas e a imprensa. Outra ativação de destaque foi o espaço “Brilha Maria”, que celebrou os gols do torneio com registros interativos e projeções de luz ao lado do campo, promovendo integração entre jogadoras e público.

“A Copa Maria Bonita Betnacional foi pensada como uma plataforma de conexão entre marca, esporte e cultura nordestina. As ações que realizamos, da presença da Formiga às ativações em campo, mostraram que é possível unir propósito e resultado. Esse é o verdadeiro impacto de acreditar e investir no futebol feminino”, afirmou Jorge Peixoto, head de marketing e patrocínios da Betnacional.

Brasil Ladies Cup

Vale lembrar que o futebol feminino voltará a ser atração em território nacional nesta semana. Entre quinta-feira (16) e domingo (19), será disputada a 5ª edição da Brasil Ladies Cup, com jogos no Estádio do Canindé, em São Paulo (SP).

O torneio contará com a participação de Palmeiras, Grêmio, Peñarol (URU) e Gimnasia y Esgrima La Plata (ARG), com transmissões em esquema de multiplataforma. RedeTV! e Record News (TV aberta) BandSports (TV fechada), Goat (streaming) e N Sports (TV fechada e streaming) exibirão as partidas.