A Copa Maria Bonita Betnacional, novidade entre as competições de futebol feminino do país, terminou no último sábado (11) e foi considerada um sucesso. O torneio, que teve os naming rights da Betnacional e reuniu nove clubes da Região Nordeste (um de cada estado) em 10 dias de disputas, alcançou recordes de engajamento e audiência no futebol feminino nordestino.
Ao todo, foram 14 jogos realizados na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife (PE), transmitidos pela Globo Nordeste, Sportv, Globoplay e Goat. Na final, o Fortaleza bateu o Sport por 1 a 0 e sagrou-se campeão.

A Lean Agency executou as ativações da Betnacional no torneio. Desde o início, a ideia foi transformar a competição em uma experiência marcante para jogadoras e torcedores, uma vez que, para a empresa, mais do que um trabalho de “live marketing”, a Copa Maria Bonita Betnacional teve como objetivo celebrar a representatividade do Nordeste no futebol feminino.
“O patrocínio à Copa Maria Bonita Betnacional uniu estratégia e propósito. Nessa campanha, assinada pela Lean Agency para a Betnacional, as empresas se uniram para valorizar o futebol feminino e as atletas da região. É uma entrega que traduz o que acreditamos: o branding precisa estar a serviço de causas reais. Ao unir cultura, esporte e propósito, a Betnacional se posiciona como uma marca que gera impacto e inspira transformação dentro e fora de campo”, afirmou Anselmo Albuquerque, CEO da Lean Agency, que esteve no Maquinistas, o podcast da Máquina do Esporte, na semana passada.
As ativações
Durante a competição, a Lean Agency ativou a marca Betnacional em diversas frentes, com a intenção de demonstrar como a criatividade orientada por dados e o olhar estratégico para o contexto certo podem transformar ativações em histórias que conectam marcas e pessoas. Além de toda a sinalização da Arena Pernambuco, dentro e fora de campo, ter ganhado a presença da Betnacional, a agência ainda realizou outras ações no decorrer da competição e na final.
“Foi uma honra participar desse projeto junto à Betnacional. O nosso foco não foi apenas expor a marca, mas criar um ecossistema de engajamento que conectasse a Betnacional com o público de forma autêntica, fortalecendo a marca no mercado como apoiadora do protagonismo nordestino, da visibilidade e do respeito ao futebol feminino na região”, comentou Tamires Vieira, head de atendimento da Lean Agency.
“Atuamos em diversas frentes de aplicação de marca, contemplando desde infláveis personalizados da Betnacional instalados em pontos estratégicos do campo até placas de campo e pórtico de entrada com o branding da marca. A identidade da Betnacional também esteve presente na bola oficial do campeonato, na lona central com destaque institucional e nas peças digitais da Copa Maria Bonita Betnacional”, completou.

Três ativações, no entanto, tiveram maior destaque. A primeira foi o totem digital “Brilha, Maria!”, que consistiu na instalação de totens personalizados nas laterais do campo, próximos às bandeirinhas de escanteio, para que as jogadoras pudessem registrar as comemorações de gol de forma interativa e marcante.
Cada totem exibiu uma mensagem personalizada com o nome da atleta, como “Brilha, Kaline (atacante do Sport)!”, com o intuito de simbolizar o protagonismo e a força das mulheres no futebol.
O conteúdo, que uniu interatividade, emoção e engajamento digital, foi captado e disponibilizado em tempo real nas redes sociais da Copa Maria Bonita Betnacional, ampliando o alcance e a visibilidade das atletas.
Já a segunda foi a entrega do Troféu “Craque da Partida – Copa Maria Bonita Betnacional”, que consistiu em um troféu exclusivo, dado à melhor jogadora de cada jogo, com o objetivo de reconhecer e valorizar a performance da atleta. A ação contou com a presença de marca na peça e também com registro audiovisual, gerando conteúdo para as redes sociais e para a cobertura oficial do torneio.
Por fim, na final, houve um “pocket show” com a cantora Joyce Alane, convidada para conduzir a apresentação oficial da decisão. Ela realizou uma performance especial com a música “Maria, Maria” e, em seguida, entoou o Hino Nacional. A ex-atleta Formiga também esteve presente como embaixadora da Betnacional para a competição, bem como alguns influenciadores, que geraram conteúdo em tempo real nas redes sociais.
