A Primeira Divisão Feminina da Espanha passará a ser profissional a partir desta temporada. O campeonato inicia essa nova fase em meio a contratos comerciais milionários, que garantirão € 42 milhões pelos próximos cinco anos. Nessas cifras, não estão incluídos os direitos de transmissão.
Esses números foram possíveis porque a LaLiga, gestora do futebol profissional masculino no país, chegou a um acordo com a Liga Profissional de Futebol Feminino (LPFF), obtendo a exclusividade nos contratos comerciais do novo campeonato.
Um dos primeiros resultados dessa parceria é a entrada da Puma como patrocinadora. A empresa alemã fornecerá a bola oficial da competição.
Acordo histórico
O acordo com a LaLiga foi classificado como “histórico” em um comunicado emitido pela LPFF, uma vez que, segundo o texto, permitirá melhorar a estrutura dos clubes e as condições das jogadoras.
Anteriormente, a liga masculina já havia apoiado a feminina com € 5 milhões, destinados pelo Conselho Superior de Desportos (CSD) da Espanha. Apesar desse recurso ser governamental, vem de arrecadação proporcionada pela LaLiga.
“Trata-se, sem dúvida, de um dos acordos comerciais mais importantes da história do esporte feminino, em nível mundial”, afirmou o comunicado da LPFF.
Direitos de transmissão
A entidade pretende realizar, em breve, uma licitação pública para a comercialização dos direitos audiovisuais do campeonato profissional feminino, que ficaram de fora do acordo com a LaLiga.
A LPFF assegurou que existem empresas interessadas em adquirir os direitos do torneio, mas evitou divulgar nomes. Nos bastidores, porém, são fortes os rumores de que o DAZN estaria entre os interessados em transmitir o Campeonato Espanhol Feminino. Recentemente, a plataforma de streaming alemã adquiriu os direitos da Champions League Feminina até 2025.