Allianz Parque, aos 10 anos, gera quase R$ 600 milhões ao Palmeiras só em jogos

Estádio Allianz Parque, casa do Palmeiras, que é gerido pela Real Arenas - Divulgação

Estádio Allianz Parque, casa do Palmeiras, é gerido pela Real Arenas - Divulgação

O Allianz Parque completa, nesta terça-feira (19), dez anos de história como a casa do Palmeiras. Nesse período, o clube paulista mandou no local 308 partidas (sendo 57 sem público durante a pandemia). A arena atraiu 8.076.894 de torcedores (média de 32.179 por jogo), gerando renda de R$ 573.031.829,08 ao Alviverde.

O retrospecto é positivo esportivamente falando: foram 308 jogos, com 205 vitórias, 60 empates e 43 derrotas. Os 73% de aproveitamento no estádio é superior ao obtido pelo Botafogo, líder do Brasileirão 2024 (68,7%). O time marcou 587 gols (média de 1,9 por jogo) e sofreu 227 (0,73 por partida).

A inauguração do estádio foi acompanhada pela melhoria do desempenho esportivo do Palmeiras, que nesse período conquistou nove títulos em finais ou jogos decisivos no Allianz Parque: Campeonato Brasileiro (2016 e 2022), Copa do Brasil (2015 e 2020), Campeonato Paulista (2020, 2022, 2023 e 2024) e Recopa Sul-Americana (2022).

Espaço muiltiuso

Mas não foi só em eventos esportivos que a arena palmeirense se destacou nesse período. No total, segundo a administradora do estádio, foram 1.726 eventos no espaço, incluido 230 shows de nomes importantes da música brasileira e internacional, como Elton John, Coldplay, Taylor Swift, Andrea Bocelli, Justin Bieber, Metallica, Roberto Carlos, Sandy & Junior e Ivete Sangalo.

O espaço para shows foi inaugurado por Paul McCartney, no dia 25 de novembro de 2014. Dez anos depois, o ex-Beatle voltou ao Allianz Parque para apresentações no mês passado. Somando jogos e espetáculos em geral, a arena já atraiu 14,5 milhões de espectadores. Ou seja, 44,3% do público que frequentou o estádio nesses dez anos não foi para ver futebol.

Eventos

A arena também sediou eventos corporativos, convenções e transmissões de torneios de e-Sports. O espaço também possui outras instalações, ficando ativo durante a semana, com três restaurantes, coworking, barbearia, sala de troféus, tour guiado e lojas oficial do clube.

Além de jogos e shows, foram realizados 663 eventos corporativos e 218 festas de aniversário nesse período. Outra atração desenvolvida no local foi o Allianz Parque Tour, visita guiada pelo estádio, que atraiu mais de 500 mil visitantes em 1.840 dias abertos, desde sua inauguração em junho de 2017.

“O impacto socioeconômico gerado por esses eventos foi significativo, com R$3,8 bilhões injetados na economia da cidade de São Paulo em 2023, representando 0,5% do PIB municipal de 2020”, afirma a Real Arenas, empresa da WTorre e gestora do estádio.

Patrocínios

A visibilidade do estádio atraiu as marcas para se tornarem patrocinadoras, fornecedoras ou produtos oficiais do estádio. Em 2023, a gestão da arena chegou a 13 patrocínios, seu recorde até o momento. Entre as marcas parceiras estão Coca-Cola/Femsa, que assumiu a exclusividade no fornecimento de bebidas.

Outras marcas renovaram acordos comerciais, como Seara, Motorola e Rochinha Sorvetes. Já Galera.bet, Dahua Technology, Prevent Senior, Banco Pan e Heineken estão com contratos em vigor. Aiwa, Hellmann’s​ e Pepsico são recém-chegados.

O estádio possui 101 funcionários e cerca de 300 terceirizados para manter suas operações. Só em 2023, considerando todas as atividades realizadas no espaço, houve 95 mil posições de trabalho diretos ou indiretos.

Sair da versão mobile