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Futebol / Inclusão social

Amstel cria experimento social com torcedores e apoiará iniciativas inclusivas no esporte

Marca quer reforçar a mensagem de tornar o futebol um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 27/09/2021, às 08h18

Objetivo da marca é promover o debate sobre inclusão e diversidade no esporte - Divulgação / Amstel
Objetivo da marca é promover o debate sobre inclusão e diversidade no esporte - Divulgação / Amstel

Patrocinadora da Libertadores, a Amstel anunciou, no final da semana passada, a ação "Chute Certeiro", uma espécie de experimento social com torcedores apaixonados, que promoverá o debate sobre inclusão e diversidade no esporte. Além disso, ainda divulgou que apoiará dois projetos, um que incentiva a inclusão de mulheres no futebol (JogaMiga) e outro que promove campeonatos nacionais com equipes LGBTQIA+ (Ligay BR), ajudando a transformar a modalidade em um ambiente mais democrático e igualitário.

Com o "Chute Certeiro", criado pelo HNK Lab, a Amstel dá continuidade à campanha da marca que mostra que os torcedores, independentemente de suas histórias, são unidos pela mesma paixão. Com isso, tem como objetivo reforçar a mensagem de tornar o futebol um ambiente mais inclusivo e acolhedor para todos.

"Respeito e diversidade são dois dos principais pilares da Amstel, por isso buscamos sempre trazer discussões relevantes que possam contribuir para a sociedade. Então, na Libertadores, não poderia ser diferente. Queremos criar cada vez mais diálogo sobre esse tema e apoiar iniciativas que possuem o mesmo propósito que nós: mostrar que a paixão pelo futebol une as pessoas, e esse deve ser um ambiente inclusivo e onde todos se sintam respeitados", explicou Vanessa Brandão, diretora de marketing das marcas mainstream do Grupo Heineken no Brasil.

Para a iniciativa, a Amstel entrevistou diversos torcedores. A partir das conversas, nove histórias foram selecionadas para uma segunda fase, como a de uma pessoa que viajou dois dias em uma caravana para assistir ao jogo do seu time e outra que fundou sua própria torcida organizada. No dia, os participantes tentavam adivinhar de quem era determinada história, e as respostas corretas foram reveladas posteriormente no telão instalado no meio do campo, com o material filmado durante as entrevistas, gerando surpresa e comoção nos participantes.

A ação foi gravada na Arena Barueri, em São Paulo. O principal objetivo é estimular o debate na sociedade, por meio de histórias reais dos torcedores, e apoiar programas que vão na contramão dos estereótipos que ainda existem no esporte e dentro das torcidas. De acordo com a marca de cerveja, o desfecho da iniciativa evidencia o preconceito ainda existente dentro do futebol e a necessidade de esforços para que todos os torcedores se sintam bem-vindos.

"A Amstel quer fazer todo mundo se sentir bem-vindo, inclusive na CONMEBOL Libertadores. Um campeonato que une tantas nações e pessoas diferentes tem que servir de inspiração contra o preconceito, já que o esporte em si fala com tanta gente", destacou Felipe Giacon, líder de negócios do HNK Lab.

Divulgação / Amstel