O Real Madrid obteve um crescimento no número de seguidores no Instagram de 780 mil pessoas com o anúncio da contratação do atacante Kylian Mbappé, na última segunda-feira (3). Os números são da agência Samba Digital.
O aumento foi ainda maior do que o clube havia obtido no dia da conquista do 15º título da Champions League, no último sábado (1º), quando derrotou o Borussia Dortmund, por 2 a 0, na final.
À ocasião, o time merengue viu um aumento de 704 mil seguidores em sua rede social de compartilhamento de fotos e vídeos. No domingo (2), ainda sob o efeito da conquista da Orelhuda, o incremento foi de 730 mil pessoas na conta oficial do clube no Instagram.
“Os feitos do Real Madrid dentro e fora de campo são proporcionais. No Instagram, o crescimento em 2024, ou seja, os novos seguidores, já são 10,7 milhões. O concorrente mais próximo é o Manchester City, com 3,6 milhões”, afirmou Bernardo Besouchet, do departamento de data insights da Samba Digital.
“Ou seja, o time inglês obteve 66% menos no mesmo período de tempo, e mesmo tendo sido tetracampeão da Premier League de forma inédita”, acrescentou.
Recordes
Se o saldo já era extremamente positivo, as boas notícias recentes à base de fãs ajudaram a alavancar ainda mais as contas oficiais do Real Madrid. A postagem celebrando a conquista da Champions League, veiculada no sábado (1º), tornou-se aquele com maior engajamento do clube em 2024, com 9 milhões de interações.
Dois dias depois, quando anunciou oficialmente a contratação de Mbappé, o time merengue conquistou números expressivos. Foram 8,2 milhões de interações, sendo o segundo post com maior engajamento no ano.
“Ao analisarmos as performances diárias do Real Madrid, o número geral da chegada do Mbappé são equivalentes às performances de três dias atrás, quando o clube ganhou sua 15ª edição da Uefa Champions League”, destacou Besouchet.
“A performance diária da chegada de Mbappé chega até a superar a do dia do título, mas, em um olhar mais analítico, essa performance só é alcançada por ser dois dias depois da conquista. O desempenho é extraordinário”
Bernardo Besouchet, do departamento de data insights da Samba Digital
Mas não foi só o Real Madrid que saiu lucrando com a chegada de Mbappé. O atacante viu sua única postagem na última segunda-feira (3), anunciando a transferência ao Real Madrid, alcançar o montante de 16,6 milhões de interações no Instagram.
Não bastasse isso, o jogador francês também viu sua base de fãs subir em progressão geométrica com o simples anúncio da transferência. Mbappé ganhou, em um dia, 2,9 milhões de novos fãs na rede social de compartilhamento de imagens e vídeos. Com isso, chegou a 116,4 milhões de seguidores.
Liderança
O atacante já chega gigante para a disputa de um lugar ao sol na LaLiga 2024/2025. Ele já é o atleta com mais seguidores nessa rede social, superando em muito o veterano zagueiro Sergio Ramos, até então o líder, com 63,6 milhões de fãs.
Como comparativo, Vini Jr., que se tornou um queridinho das marcas e voltou a marcar em uma final de Champions League, amplificando sua visibilidade, conta com 47,8 milhões de seguidores no Instagram. O brasileiro era, até então, o líder nesse quesito dentro do elenco galáctico do Real Madrid.
Jude Belingham, outro destaque do ataque madridista, possui 32,5 milhões de fãs nessa rede social. Outro brasileiro, Rodrygo, que fecha o trio que infernizou as defesas adversárias na última temporada, vem bem atrás, com 18,1 milhões de seguidores no Instagram. Com um quarteto milionário em campo, a promessa é que o Real Madrid seja ainda mais letal na próxima temporada.