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Futebol / Digital

Aos 80, Pelé investe nas redes sociais

Redação Publicado em 23/10/2020, às 11h07

Imagem Aos 80, Pelé investe nas redes sociais

Nesta sexta-feira (23), Pelé, um dos maiores atletas de todos os tempos, completa 80 anos de idade. Com idade mais avançada e com os impedimentos sociais provocados pelo coronavírus, a equipe do ex-jogador resolveu apostar nos meios digitais. O ídolo que nasceu uma década antes da chegada da TV no Brasil quer ser agora um influenciador nas mídias digitais.

Por trás desse plano está a agência Rebel Ventures, que atua nos meios digitais de marcas esportivas como Golden State Warriors, NBA, Bayern de Munique e Real Madrid. O plano é fazer com que a imagem de Pelé ganhe nova força e significados dentro do ambiente online, especialmente em um momento de efeméride, quando o ex-atleta receberá uma série de homenagens pelos 80 anos.

Em conversa com a Máquina do Esporte, o CEO da agência, o americano Craig Howe, revelou uma história para resumir o plano com Pelé.

"Uma vez, estava dentro de um elevador com pessoas mais jovens, e uma garota estava com um tênis da Air Jordan. Perguntei se ela gostava do Michael Jordan e ela me respondeu que ele era o designer favorito dela. Perguntei se ela sabia que ele era mais do que um designer, mas a menina não conhecia a história do jogador", contou.

Com isso em mente, a agência pensou em uma produção de conteúdo para Pelé que fosse centrada no legado do ex-jogador para os mais jovens. Com as redes, o ídolo nacional tem um meio de diálogo com pessoas que pouco sabem sobre sua carreira. E, mais importante, um meio para expressar sua própria importância.

A solução mais recente foi criar uma contagem regressiva de dez dias para o aniversário do atleta, em ação encerrada nesta sexta-feira, com fotos e vídeos sobre momentos diversos de sua carreira, das Copas até a sua chegada à Unesco. "Foram dez dias de reflexão sobre a vida e o legado de Pelé", explicou Howe.

Comercialmente, o plano foi abraçado por duas empresas que já são parceiras de Pelé. A marca suíça de relógios Hublot usou o conceito "timeless" para reforçar o quanto a importância do ex-jogador se manteve pelos anos. Já a EA Sports usou a estratégia para promover o jogo Fifa 21, que conta com a presença do brasileiro.

Uma curiosidade é o alto apelo global que Pelé mantém até hoje. Com conteúdo em inglês e espanhol, as redes do ex-jogador chegam longe. Hoje, das dez cidades que mais acessam as páginas, apenas duas são brasileiras. A lista conta com metrópoles com Cidade do México e até Cairo, capital do Egito.