A Riyadh Air é a nova companhia aérea oficial da Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, América Central e Caribe (Concacaf). Com isso, a empresa substitui a Qatar Airways na propriedade e estará presente em todas as competições nacionais e de clubes da entidade, incluindo a Copa Ouro e a Liga das Nações.
Os valores exatos envolvidos na negociação não foram revelados, assim como a duração, divulgada apenas como “plurianual”. De acordo com a Riyadh Air, o objetivo da parceria é apoiar o crescimento do futebol (masculino, feminino e juvenil) na região.
“Temos o prazer de anunciar esta parceria estratégica à medida que o poder do desporto aproxima o mundo. Na Riyadh Air, conectamos comunidades e construímos pontes entre culturas, idiomas e experiências. Nossa parceria com a Concacaf aproximará os fãs apaixonados do futebol de jogos e ações emocionantes em países e territórios da região da Concacaf. Como parceira aérea oficial da Concacaf, estamos comprometidos em desenvolver o esporte, consagrando nossos valores compartilhados de excelência nos céus e nos campos”, afirmou Osamah Alnuaiser, vice-presidente sênior de marketing e comunicações corporativas da Riyadh Air.
“Esta parceria com a Riyadh Air marca um novo capítulo emocionante para a Concacaf. A sua visão global nos apoiará na elevação de todos os aspectos do futebol na Concacaf, desde os programas de base até os nossos torneios de classe mundial. Estamos entusiasmados com as oportunidades que esta parceria criará, conectando fãs de todos os continentes e inspirando-os a seguir com paixão este belo jogo”, disse Philippe Moggio, secretário-geral da Concacaf.
Aproximação com a Arábia Saudita
O acordo com a companhia aérea saudita ocorre logo depois que o Fundo de Investimento Público (PIF), fundo soberano da Arábia Saudita, assinou um pacto também plurianual com a Concacaf. O PIF é dono da Riyadh Air.
A relação da confederação com o país árabe, aliás, não é nova. Em fevereiro deste ano, a Concacaf fechou um contrato de patrocínio com a petrolífera saudita Aramco, que passou a ter o status de parceira oficial de energia da entidade. A Aramco pertence ao governo saudita, mas uma parte minoritária das ações da empresa está nas mãos do PIF.
Vale lembrar ainda que esta não é a primeira incursão da Riyadh Air no universo esportivo. Entre outros, o principal investimento da empresa atualmente é no Atlético de Madrid, em um acordo de patrocínio máster assinado em agosto do ano passado que, segundo a imprensa espanhola, gira em torno de € 40 milhões por temporada.