Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Na telinha

Após eventos, TV aberta aposta em programas de futebol

Redação Publicado em 21/10/2020, às 11h37

Imagem Após eventos, TV aberta aposta em programas de futebol

O esporte está cada vez mais presente na televisão aberta. Não só pelos campeonatos que se espalham por diferentes canais, mas pelo alto apelo que os programas esportivos têm gerado nessas emissoras. Nas últimas semanas, uma série de novidades foi apresentada ao público.

A última delas, ainda não oficializada, é o "Arena SBT", que será apresentado por Benjamin Back (foto). Segundo a Máquina do Esporte apurou, a nova atração do canal de Sílvio Santos já está acertada. O programa deverá ir ao ar nas noites de segunda-feira, em mais um movimento do SBT dentro do mercado esportivo.

O esporte esteve longe da emissora paulista por anos, mas, em 2020, ele voltou com protagonismo. Após iniciativa no Campeonato Carioca, o SBT resolveu apostar na Libertadores, competição que tinha os direitos atrelados à Globo. Agora, o programa reforça a entrega de conteúdo para o mais recente parceiro.

Outra emissora que tem ampliado a presença da programação esportiva é a Band. No início deste mês, a emissora apresentou o FutBand, um programa apresentado na madrugada que destaca as novas transmissões esportivas do canal: o Campeonato Alemão, o Campeonato Italiano e o Campeonato Russo.

Em setembro, a Band já havia retornado com o Show do Esporte, antiga programação para o fim de semana esportivo. Com uma sequência de transmissões ao longo do domingo, o nome foi recuperado para cobrir a programação do canal.

Por fim, a Cultura decidiu ampliar a programação esportiva, mesmo sem novidades em direitos de transmissão. A emissora duplicou, a partir deste mês, o "Revista do Esporte", apresentado por Vladir Lemos com a participação de Arnaldo Ribeiro e Roberto Rivellino. O programa passou a ter duas edições por semana, sempre apresentados na noite de quarta-feira e, agora, segunda-feira.

O canal também adquiriu os direitos do programa Esporte (Ponto Final), produzido por uma produtora independente, com entrevistas e perfis de atletas como Emerson Fittipaldi, Oscar Schmidt, Ana Moser e Sócrates.

As emissoras seguem uma estratégia que foi pensada pela Globo, detentora das principais propriedades do esporte. A emissora criou, ainda em 2019, o programa "Segue o Jogo", com os destaques da rodada de quarta-feira. Atualmente, a atração sofre no Ibope com a concorrência de A Fazenda, mas a estratégia segue valorizada pelo canal e deverá permanecer na programação global.