Após o sucesso na criação da Finalíssima, em que o campeão da Copa América enfrenta o vencedor da Euro, CONMEBOL e UEFA decidiram criar mais competições conjuntas nas áreas de futebol feminino, futsal e competições de base.
A equipe de juniores do Peñarol, campeã da Libertadores Sub-20, enfrentará o Benfica, vencedor da Youth League 2022, no Estádio Centenário, em Montevidéu, em 21 de agosto.
Já Portugal, campeão da Euro 2022 de futsal, e a Espanha, terceira colocada, disputarão um Final Four com a Argentina, campeã da Copa América, e o Paraguai, vice-campeão, na Arena Movistar, em Buenos Aires, entre 16 e 18 de setembro.
Finalmente, uma vez conhecidos o vencedor da Euro Feminina 2022, que será realizada em julho, na Inglaterra, e o campeão da Copa América Feminina, também em julho, na Colômbia, será planejada uma Finalíssima Feminina na Europa. A data e o local do evento serão divulgadas nos próximos meses.
Intercâmbio e trabalho conjunto
A UEFA e a CONMEBOL também continuarão promovendo intercâmbio de árbitros em competições e cursos após experiências passadas. Além disso, as entidades também estão trabalhando conjuntamente no reconhecimento mútuo das qualificações de treinadores com o objetivo de colocar em vigor ao longo de 2023, de acordo com um cronograma e um conjunto de requisitos acordados.
As duas entidades se aproximaram recentemente por conta de uma briga conjunta contra a FIFA, que pretendia criar uma Copa do Mundo a cada dois anos. A ideia não prosperou após forte oposição de CONMEBOL e UEFA, além dos principais clubes europeus. A aproximação rendeu até a inauguração de um escritório conjunto em Londres.
Na Finalíssima, disputada nesta quarta-feira (1º), no Estádio de Wembley, em Londres, a Argentina, campeã da Copa América 2021, bateu a Itália, vencedora da Euro 2020, mas que não vai à Copa do Mundo, por 3 a 0 e ficou com o título.