Após uma repercussão que tomou conta dos noticiários esportivos de todo o mundo, Vinícius Júnior se pronunciou na tarde desta segunda-feira (22) em sua conta do Instagram. Na publicação, o jogador postou uma série de vídeos mostrando as ofensas racistas que sofreu em jogos disputados em cidades como Madri, Barcelona, Valladolid, Mallorca e Valência.
“Mas o discurso sempre cai em ‘casos isolados’, ‘um torcedor’. Não, não são casos isolados. São episódios contínuos espalhados por várias cidades da Espanha”, destacou o jogador, na legenda.
A trilha sonora escolhida pelo jogador para compor o vídeo foi a música “Boa Esperança”, do cantor Emicida, cujo videoclipe retrata a luta de negros se libertando da escravidão.
Na última linha da publicação, Vini Jr. enfatizou: “Não é futebol, é desumano”, em crítica clara ao slogan da LaLiga: “Não é futebol, é LaLiga”.
LaLiga se pronuncia
Em resposta ao ataque racista sofrido por Vini Jr. neste domingo (21), a LaLiga fez uma publicação em que destaca a frase “Juntos contra o racismo”. Em discurso diametralmente oposto ao do atacante do Real Madrid, a liga espanhola afirmou: “Existe uma pequena porcentagem de racistas no nosso futebol. E não cabem em nossos estádios”.
Ao lado, foi disponibilizado um QR Code para direcionar o usuário para o site da LaLiga, no qual uma página “Stop Racismo” afirma que a “LaLiga seguirá liderando a luta contra a violência, o racismo, a xenofobia e a intolerância no esporte”. O espaço disponibiliza, ainda, um e-mail para torcedores encaminharem denúncias.
A postagem foi criticada em vários comentários. “Pronto, resolveram o problema, de acordo com meu cálculo mental vocês acabaram de reduzir o racismo para 0% em todo o futebol espanhol”, ironizou um seguidor.
Cerca de 40 minutos após publicar o comunicado no Twitter, a LaLiga postou outro tuíte dizendo que “O futebol não para, e nesta terça-feira começa um novo dia”, divulgando a tabela da próxima rodada, em um indício de que, para a direção da liga espanhola, o incidente de racismo deste domingo (21) já faz parte do passado.