A desenvolvedora de jogos eletrônicos Electronic Arts, por meio de seu braço esportivo EA Sports fechou um acordo com a LaLiga e passará a deter os naming rights do principal torneio de futebol da Espanha a partir da temporada 2023/2024. O contrato de cinco anos, especulado em € 30 milhões anuais (€ 150 milhões no total), de acordo com o site britânico SportsPro Media, ainda engloba a segunda divisão espanhola e também a eLaLiga (virtual) e a LaLiga Promises (torneio juvenil anual).
A empresa do ramo de tecnologia substituirá o banco Santander, que havia anunciado no início do mês passado a não renovação do atual contrato de direitos de nome da competição que expirará ao final da temporada 2022/2023. A instituição financeira espanhola é detentora da propriedade desde 2016/2017.
De acordo com a LaLiga, a colaboração com a EA Sports trará consigo um novo rebranding, com o acréscimo da sigla FC e a criação de novos logotipos, gráficos, fontes e outros elementos visuais. A parceria promete oferecer inovações no desenvolvimento do jogo (tanto real como virtual), melhorias marcantes na transmissão das partidas, maior interação com os torcedores e compromissos conjuntos para apoiar iniciativas de futebol de base.
“A EA Sports FC está comprometida em oferecer as experiências mais autênticas e imersivas do futebol mundial. Nossa nova colaboração inovadora com a LaLiga eleva ainda mais essa ambição e consolida a posição de ambas as organizações no centro da cultura do futebol. O escopo potencial e a escala dessa parceria são profundamente emocionantes, assim como a oportunidade de oferecer experiências incríveis aos fãs por meio da inovação em jogos, entretenimento interativo e iniciativas de nível básico”, destacou David Jackson, vice-presidente de marca da EA Sports FC.
“A EA Sports representa a vanguarda das experiências interativas do futebol, enquanto a LaLiga é a ponta de lança de competições de futebol no mundo, com experiências incomparáveis para os fãs tanto no campo da transmissão quanto na esfera digital. Somos parceiros estratégicos da EA Sports há anos, e este acordo expandido é um compromisso de oferecer a todos os amantes do futebol um salto qualitativo do ponto de vista da inovação, mesclando o mundo virtual e real do esporte rei, com o qual inspiraremos especialmente os mais jovens”, celebrou Javier Tebas, presidente da LaLiga.
“Essa colaboração com a EA Sports será uma verdadeira transformação na maneira como desfrutamos da experiência do futebol ao redor do mundo, baseada na evolução tecnológica. Além disso, essa aliança traz um impulso adicional ao projeto bem-sucedido de internacionalização, um dos eixos fundamentais da estratégia da LaLiga”, finalizou Óscar Mayo, CEO da LaLiga.