O Valladolid, time que disputará a La Liga 2 na próxima temporada, e a fornecedora italiana Kappa, firmaram um acordo global de três anos, que passou a vigorar no último dia 1º de julho. A Kappa substitui a Adidas, que forneceu os materiais esportivos para o clube espanhol nos últimos três anos.
A marca italiana também se tornará a fornecedora oficial de todas as categorias do clube, incluindo futebol masculino, feminino, categorias de base e basquete.
A relação entre Kappa e Valladolid é, na verdade, uma retomada de parceria, uma vez que a marca vestiu o clube por três anos, de 2010 a 2013, conquistando promoções e estabelecendo uma identidade com a torcida espanhola.
“Queremos melhorar o desempenho em campo, com nossa tecnologia elástica Kombat, e promover a cultura do futebol na moda, posicionando a camisa de futebol como um novo ícone. A Kappa deseja conectar e inspirar os torcedores”, disse Philippe Sachet, diretor administrativo da Kappa Iberia.
De acordo com o site do Valladolid, “o acordo permitirá ao clube maior controle criativo, mais opções de personalização e oportunidades comerciais”, atributos que, ao que tudo indica, não ocorriam durante a parceria com a Adidas. A gestão da Kappa deve, ainda, “ampliar o portfólio de produtos e expandir a distribuição internacional”.
O contrato também inclui a reformulação das lojas físicas do clube e do estádio José Zorrilla, que será reaberto ao público neste mês, juntamente com o lançamento dos novos uniformes que o Valladolid usará na temporada 2023-2024.
Ronaldo x Adidas
Existe uma possibilidade de Ronaldo Fenômeno, que é proprietário do Real Valladolid, ter influenciado a não renovação entre o clube e a Adidas. O ex-jogador brasileiro possui uma forte ligação com a Nike, principal concorrente da fornecedora alemã. Não por acaso há rumores de que o Cruzeiro, time que Ronaldo também é proprietário da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), pode passar por um processo semelhante.
A equipe de Minas Gerais possui contrato com a Adidas. Desde abril, a relação entre clube e empresa se deteriorou a ponto de o Cruzeiro pedir a rescisão do contrato. Antes disso, em março, a Adidas publicou uma peça publicitária chamando o arquirrival Atlético-MG de “maior de Minas”, apelido normalmente atribuído ao Cruzeiro.
O contrato entre Cruzeiro e Adidas vai até o final do ano. Há crescente rumores de que não será renovado.