O presidente do Barcelona, Joan Laporta, disse que o clube espanhol proibirá que os ingressos para seus jogos sejam transferidos. A medida será colocada em vigor depois que a torcida do Eintracht Frankfurt lotou o Camp Nou nas quartas de final da Europa League, na última quinta-feira (14), em jogo que eliminou o time da Catalunha.
Oficialmente, o Barcelona havia liberado 5 mil ingressos aos torcedores visitantes. No entanto, acredita-se que entre 25 mil e 30 mil fãs do time adversário tenham entrado no estádio. No total, 79.468 assistiram ao jogo, o que significa que quase metade do público foi composta por torcedores do time alemão.
Laporta afirmou que o Barcelona não vendeu ingressos para os torcedores do Frankfurt e que o clube seguiu todas as regras da competição, incluindo o limite do torneio de 5 mil entradas para torcedores visitantes e 2.425 bilhetes para convidados da UEFA.
Os ingressos liberados aos torcedores do Barcelona não podiam ser comprados por cartões de crédito alemães ou por residentes na Alemanha. Por conta disso, Laporta acredita que os bilhetes foram comprados fora da Alemanha e repassados aos torcedores do rival.
“Foram vendidos 34.440 ingressos. Os torcedores do Barcelona devem saber que temos esses ingressos, porque há titulares de ingressos para a temporada que pediram uma suspensão temporária, e os colocamos à venda. O clube colocou esses ingressos à venda com restrições: eles não podiam ser comprados com cartões de crédito alemães. O clube não vendeu ingressos para alemães e estabeleceu todas as restrições disponíveis, como tem acontecido nas últimas seis temporadas”, afirmou o dirigente.
“Insistimos que os 34.440 ingressos que foram colocados à venda eram restritos a vendas fora da Alemanha. O clube não vendeu ingressos para torcedores alemães. Quem comprou esses ingressos, fez isso e os passou para torcedores alemães. Isso é óbvio”, lamentou.
O presidente pediu desculpas aos torcedores do Barcelona e disse que o clube não teve outra opção a não ser tornar os ingressos intransferíveis para evitar o problema. Laporta disse que não “queria tomar [a medida] porque é inconveniente para membros e torcedores do Barcelona que seguem as regras”, mas que “não teve outra opção”.
“Vamos tornar os ingressos intransferíveis. Teremos que fazer isso, e peço sua compreensão para que o que aconteceu contra o Eintracht Frankfurt não aconteça novamente”, disse Laporta.
A torcida organizada Grada d’Animacio, boicotou o jogo do Barcelona contra o Cádiz pela LaLiga na última segunda-feira (18) como protesto contra o fiasco na Europa League.
“Na quinta-feira passada, vivemos um dia que ficará marcado para sempre como a maior infâmia em nossa casa. Como torcedores e membros do Barcelona, tivemos muitas vitórias e muitas derrotas em campo, mas, como torcida, vivemos uma humilhação social que jamais esqueceremos”, afirmou a torcida organizada.