Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai oficializam candidatura à Copa do Mundo de 2030

Países sul-americanos querem organizar "Mundial Centenário", em alusão aos 100 anos da primeira Copa - Reprodução / Twitter (@afa)

Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai oficializaram, nesta terça-feira (7), a candidatura dos quatro países a serem sedes da Copa do Mundo de 2030. É a primeira vez na história do futebol que surge uma candidatura quádrupla a um Mundial, que pode até se tornar quíntupla com uma possível entrada da Bolívia.

Batizado de “Corporação Juntos 2030”, o projeto foi oficializado na sede da Associação de Futebol Argentino (AFA) e contou com a presença de representantes das confederações dos quatro países envolvidos e também de Alejandro Domínguez, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). A ideia é chamar o evento de “Mundial Centenário”, uma vez que, em 2030, fará 100 anos da realização da primeira edição da Copa do Mundo, disputada em 1930, justamente na América do Sul, mais especificamente no Uruguai.

“Como campeões mundiais, lançamos esta candidatura que é o sonho de todos os sul-americanos. Não só pelo centenário da primeira edição, mas pela paixão com que vivemos o futebol”, resumiu Claudio Tapia, presidente da AFA.

“Temos um time, acreditamos muito, estamos convictos, e a Fifa tem a obrigação de honrar a memória daqueles que nos precederam, que acreditaram no grande e fizeram a primeira Copa do Mundo”, disse Alejandro Domínguez.

Além da oficialização da candidatura, a principal novidade ficou por conta de uma possível entrada da Bolívia, o que faria com que metade das seleções que disputam as Eliminatórias para a Copa do Mundo pela América do Sul garantisse vaga no torneio como sede do evento.

“Nossa seleção argentina trouxe a Copa do Mundo para o nosso continente e seria uma grande alegria se, 100 anos depois, a Copa do Mundo voltasse para onde tudo começou: a América do Sul. Esta candidatura é de todo o continente. Por isso, gostaria e proporei que nosso país-irmão, a Bolívia, faça parte desse sonho”, afirmou Alberto Fernández, presidente da Argentina, em uma postagem no Twitter.

Até o momento, a única adversária declarada é a candidatura de Espanha e Portugal, que deverá ter o acréscimo da Ucrânia. Nos bastidores, fala-se em uma candidatura tripla formada por Arábia Saudita, Egito e Grécia, o que seria a primeira envolvendo três continentes diferentes. Nesse caso, no entanto, ainda não há nada oficial.

O anúncio oficial da sede ou das sedes da Copa de 2030 será feito em um Congresso da Fifa marcado para 2024. Vale lembrar que a Copa do Mundo foi realizada cinco vezes em território sul-americano.

Além do Uruguai em 1930, o torneio passou pelo continente em 1950 e 2014 (Brasil), 1962 (Chile) e 1978 (Argentina). Em 1986, a competição seria disputada na Colômbia, porém, com graves problemas econômicos, o país abriu mão de organizar o Mundial, que acabou sendo sediado pelo México.

Sair da versão mobile