Pular para o conteúdo

Às vésperas da Copa de 2027, Ferroviária consegue aprovação do novo CT feminino de R$ 34 milhões

Obra será fruto um convênio com a Fundação de Amparo ao Esporte de Araraquara, a Petrobras e o Governo Federal

Jogadoras da Ferroviária na final da Copa do Brasil Feminina 2025 - Jonatan Dutra

A Ferroviária anunciou, na última sexta-feira (2), a aprovação do projeto executivo do novo Centro de Treinamento (CT) que será utilizado de maneira exclusiva pelo futebol feminino de Araraquara (SP).

A obra terá investimento total de aproximadamente R$ 34 milhões, viabilizado por meio de um convênio entre a Fundação de Amparo ao Esporte de Araraquara (Fundesport), a Petrobras e o Governo Federal.

A liberação da obra ocorre a cerca de um ano de meio do início da Copa do Mundo Feminina de 2027, que terá o Brasil como sede. O evento deve ocasionar, nos próximos meses, aumento nos investimentos na estrutura física voltada à modalidade.

O projeto da Ferroviária será implantado no atual Centro de Treinamento Olegário Tolói de Oliveira – Dudu (CT do Pinheirinho), que passará por uma reestruturação para se tornar a nova casa das Guerreiras Grenás, denominada “Aldeia das Guerreiras”.

A estrutura contará com seis campos, sendo um deles estruturado como estádio para mando de jogos das categorias de base, além de outro com gramado sintético.

Todos os campos deverão ser irrigados eletronicamente e terão estrutura moderna para preparação física, departamento médico e fisioterápico, além de ambientes de convivência e formação humana das atletas.

Está prevista ainda a construção de um hotel para abrigar 82 atletas, com cozinha industrial, restaurante, lavanderias, rouparias e vestiários, atendendo as equipes do sub-12 ao principal.

“A efetivação desta etapa, com o projeto executivo aprovado e apto ao início das obras, materializa um momento histórico do futebol feminino e da comunidade esportiva, ao mesmo tempo em que reforça o papel de Araraquara como referência nacional no fomento à igualdade de oportunidades no futebol”, afirmou o clube, em comunicado publicado nas redes sociais.

O projeto de futebol feminino da Ferroviária foi iniciado em 2001 e se tornou um dos mais bem-sucedidos do país.

O clube já conquistou quatro Campeonatos Paulistas, uma Copa do Brasil, dois Brasileirões Femininos A1 e duas Copas Libertadores.