Em Assembleia Geral realizada na tarde desta segunda-feira (13) no Salão Nobre do Estádio do Canindé, a Portuguesa aprovou a criação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube. A decisão corrobora a aprovação do Conselho Deliberativo, realizada há cerca de três meses.
De acordo com a Portuguesa, 85,5% dos votos foram a favor. O pleito teve a participação de sócios-fundadores, remidos, patrimoniais, contribuintes, contribuintes benfeitores e grandes-benfeitores.
A Associação Portuguesa de Desportos informa que sua Assembleia Geral, assim como já havia ocorrido com o Conselho Deliberativo, aprovou a criação da SAF – Sociedade Anônima do Futebol com 85,5% dos votos. pic.twitter.com/x94gCmErjA
— Portuguesa ❤️💚 (@Lusa_Oficial) June 13, 2022
A modalidade aceita pelos associados prevê a cisão do departamento de futebol, conforme consta na lei 14.193/2021. Agora, o tema voltará aos conselheiros para que modelo e estatuto, entre outras questões, sejam definidos.
A Sociedade Anônima do Futebol (SAF) foi aprovada na Câmara em julho do ano passado. Desde então, clubes como Botafogo, Vasco e Cruzeiro já se transformaram em empresa.