O atacante Kylian Mbappé se recusou a participar de uma sessão de fotos de um patrocinador da Federação Francesa de Futebol (FFF). O jogador do PSG alegou que não quer associar sua imagem a redes de fast-food ou plataformas de apostas.
“Lamentamos que um acordo não tenha sido alcançado como planejado antes da Copa do Mundo [do Catar], então o jogador decidiu não comparecer à sessão de fotos marcada para amanhã”, afirmou o staff do atacante, em comunicado oficial.
O desacordo entre Mbappé e a FFF começou em março, quando o atacante não desceu do quarto, no Chateaux de Clarefontaine, para um compromisso com os patrocinadores da federação. Os advogados do atleta defendem que algumas propagandas das marcas da entidade vão de encontro com um patrocinador do atacante. O problema seria comum a outros integrantes da seleção francesa.
Noël Le Graët, presidente da FFF, prometeu, no final da temporada passada, renegociar as condições comerciais com os jogadores, que deveriam desistir de seus direitos de imagem quando forem convocados. No entanto, não houve progresso nas tratativas.
“Foi assegurado que este acordo, elaborado em 2010, deve ser modificado para acompanhar a evolução do esporte e dos métodos de comunicação. As reuniões serão intensificadas para chegar a uma nova versão do acordo antes da próxima Copa do Mundo”, disse Delphine Verheyden , advogada de Mbappé.
O jogador, por sua vez, deixou claro em um comunicado que a dedicação às cores da França por parte dele é inquestionável e que nada vai mudar nesse sentido, apesar do conflito de interesses.
Resposta da federação
Após o pronunciamento de Mbappé, a FFF anunciou que revisará os acordos relativos aos direitos de imagem dos jogadores da seleção.
“Após discussões conclusivas na presença dos executivos da seleção francesa, do presidente, do treinador e de um gerente de marketing, a Federação Francesa de Futebol se compromete a rever, o quanto antes, o acordo inerente aos direitos de imagem que vincula seus jogadores à seleção”
Federação Francesa de Futebol, em comunicado
A entidade ponderou que espera chegar a um acordo que garanta seus interesses e responda às preocupações dos atletas.