Na partida entre Athletico-PR e Flamengo, realizada neste domingo (7), na Arena da Baixada, pelo Brasileirão, um torcedor do Furacão foi flagrado, em vídeo, fazendo gestos racistas para a torcida do Flamengo. A partida terminou 2 a 1 para o time da casa.
Na manhã desta segunda-feira (8), o clube paranaense se posicionou por meio de uma nota publicada em seu site oficial e nas redes sociais, afirmando que está “finalizando a investigação interna e enviará às autoridades competentes todas as imagens e informações sobre o torcedor acusado e suspeito da prática de racismo”.
“Além disso, o clube seguirá com os procedimentos internos, através do Compliance. Dessa forma, o suspeito, caso condenado, também pode sofrer punições administrativas, por meio da Câmara de Ética e Disciplina, que vão desde a suspensão à proibição permanente do acesso aos jogos”, completa a nota.
Atualmente, o Athletico-PR ocupa a décima colocação da tabela, do Brasileirão, enquanto o Flamengo está em 16º lugar, uma posição acima da zona de rebaixamento. Dependendo do resultado do duelo Corinthians x Fortaleza, que fecha a rodada nesta segunda-feira (8), o time carioca poderá terminar o dia dentro do Z4.
Medida paliativa
O Athletico-PR também informou, em sua nota oficial, que lançou um portal de matchday no último sábado (6). Por meio de um QR Code instalado nas cadeiras do estádio, o torcedor é direcionado a um site em que pode denunciar crimes e condutas inadequadas durante as partidas.
No portal, é informado que o denunciante pode ser chamado a prestar depoimento. Entretanto, o sistema possibilita registrar uma denúncia de forma anônima, sem que o denunciante seja identificado.
“As denúncias recebidas serão encaminhadas para as autoridades policiais e serão avaliadas pela Câmara de Ética e Disciplina do clube. Ao se confirmar as práticas delituosas, o denunciante será chamado para prestar depoimento dos fatos narrados”, informa o site.
Confira o comunicado na íntegra: