Agora é oficial: o Atlético-MG finalmente fará seu primeiro jogo oficial no novo estádio do clube, a Arena MRV, no próximo domingo (27), às 18h30 (horário de Brasília). O adversário será o Santos, em partida válida pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O clube mineiro já estava com quase tudo pronto para a estreia, já havia feito inclusive testes (como um jogo comemorativo com ídolos que levou milhares de pessoas ao estádio) e aguardava apenas liberações técnicas. O Atlético afirma que a arena é “a mais moderna, a mais inclusiva, a mais tecnológica, a que tem o assento mais barato [na comparação custo da obra por número de assentos] e a mais ecológica do país”.
As obras do estádio começaram em 20 de abril de 2020 e tiveram um custo total de R$ 746 milhões. Com capacidade para 46 mil torcedores (em jogos) e 66 mil (em shows), a Arena MRV apresentou um custo por assento de R$ 16.217, o que, segundo o Atlético, representa metade da média dos estádios similares construídos e/ou reformados recentemente no Brasil.
Para este primeiro jogo, no entanto, ficou definido que o público será de 30 mil pessoas. Em breve, serão divulgadas as informações sobre a venda de ingressos.
Ao todo, foram mais de 5 mil trabalhadores envolvidos na construção, que teve o projeto arquitetônico desenvolvido pela Farkasvolgyi Arquitetura. A obra foi feita pela Racional Engenharia e teve gerenciamento da Reta Engenharia.
No início deste mês, a Máquina do Esporte esteve na Arena MRV a convite do Atlético-MG. A matéria completa sobre a visita, com direito a entrevistas com Bruno Muzzi (CEO do Atlético-MG e da Arena MRV), Rivelle Nunes (head de comunicação da Arena MRV) e Bernardo Farkasvolgyi (arquiteto da Arena MRV), pode ser lida neste link.