Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Play For a Cause

Atlético-MG usa camisa ensanguentada para incentivar doação de sangue

Redação Publicado em 29/06/2021, às 14h35

Imagem Atlético-MG usa camisa ensanguentada para incentivar doação de sangue

“É incrível associar os feitos em campo de clubes e jogadores com ações de causa, colaborando com a sociedade. A camisa usada pelo Guilherme Arana na partida é um item especial, que mostra toda a entrega de um atleta profissional com a vitória. Com o gancho do que ocorreu em campo, promovemos também a prática de doar sangue, que esperamos se tornar um hábito de todo brasileiro que esteja em condições do ato”, destacou André Gonçalves, fundador da Play For a Cause.

Atualmente, o Hemominas registra baixos níveis de sangue em seu estoque, o que torna o engajamento dos doadores ainda mais necessário para a sociedade. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação, não fumar nas duas horas antes do ato, não estar em jejum e evitar o consumo de alimentos gordurosos quatro horas antes do procedimento. Além disso, é necessário agendamento por meio do site hemominas.mg.gov.br.

Camisa usada por Guilherme Arana no duelo contra o Internacional ficou manchada de sangue e se tornou uma ação social
Divulgação / Atlético-MG

O Atlético-MG se uniu à plataforma Play For a Cause, que tem como objetivo fazer do esporte e do entretenimento grandes ferramentas de transformação social, para uma ação de marketing de causa. O clube decidiu leiloar uma camisa ensanguentada que foi usada pelo lateral-esquerdo Guilherme Arana para incentivar a doação de sangue.

A ideia teve início em um lance ocorrido na partida entre Atlético-MG e Internacional, disputada em Porto Alegre, no dia 16 de junho, válida pela Série A do Campeonato Brasileiro. Durante o jogo, Guilherme Arana se chocou com Vinícius Mello, do Internacional, e sofreu um corte na cabeça. O incidente resultou em 12 pontos no corte e deixou marcas de sangue na camisa do clube mineiro.

Ao invés de jogar a camisa fora, o Atlético decidiu leiloá-la, integrando-a na campanha “Junho Vermelho”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. Por meio de seus perfis nas redes sociais, Play For a Cause e Atlético também promoverão ações de incentivo à prática.

O leilão estará no ar até o próximo dia 6 de julho e já alcançou R$ 1.150 em questão de poucas horas. A receita líquida do lance vencedor no site playforacause.com.br será destinada à Fundação Hemominas.