Band marca 11,6 pontos de audiência com Brasil x Marrocos, mas fica atrás da Globo na TV aberta 

No último sábado (25), a seleção brasileira disputou em Tânger, no Marrocos, sua primeira partida após a eliminação na Copa do Mundo do Catar. O resultado foi uma derrota por 2 a 1 diante dos donos da casa.

Foi também a primeira vez, em décadas, que a Globo não exibiu para seus telespectadores um amistoso da seleção masculina principal. O jogo contou com transmissão multiplataforma: na TV aberta, pela Band; na fechada, pela ESPN, que também direcionou imagens para seu serviço de streaming Star+; e, no YouTube, pelo estreante Canal GB, do narrador Galvão Bueno

Os números da Kantar Ibope Media mostram que, no fim das contas, abrir mão de Marrocos x Brasil não foi uma má escolha para a Globo, que manteve a liderança isolada com sua programação normal, mesclando novelas e jornalismo.  

Mesmo detendo a exclusividade da partida na TV aberta, a Band ficou em segundo lugar na audiência. A emissora obteve 11,6 pontos de média, com pico de 13 pontos e share de 20,9%, na faixa horária das 19h08 às 21h05 na Grande São Paulo. Já no Rio de Janeiro, a partida alcançou 7,4 pontos de média, pico de 8,8 pontos e share de 13,2%. 

Os números de Marrocos x Brasil na capital fluminense ficaram, por exemplo, muito abaixo da audiência conquistada pela Band na transmissão da semifinal do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Vasco, no último dia 13 de março. O jogo de ida atingiu média de 19,8 pontos no Rio de Janeiro.

De acordo com a Kantar Ibope Media, cada ponto de audiência na Grande São Paulo equivale a um total de 76.953 domicílios ou 206.674 indivíduos. Já no Rio de Janeiro, um ponto representa 49.547 residências ou 125.405 indivíduos.

Pesquisa de comportamento 

A Máquina do Esporte publicou, em suas redes sociais, uma pesquisa de comportamento para saber por quais canais a audiência consumiu a partida. No Instagram, 39% responderam que viram o jogo na Band, enquanto 28% o fizeram pelo Canal GB. Já a ESPN apareceu em terceiro lugar, com 20%, seguida do Star+, com 13%.  

No Twitter, a vantagem da TV aberta recuou: 35% responderam que viram o jogo na Band e 31,6%, pelo Canal GB. Por lá, a TV por assinatura deu um salto, enquanto o streaming recuou ainda mais: a ESPN ficou em terceiro lugar, com 26,3%, e o Star+, em último, com 6,1%. 

Embora apertado, o resultado obtido pelo LinkedIn foi o único a destoar: o Canal GB ficou em primeiro lugar, com 37%, seguido pela Band, com 36%. A ESPN ficou em terceiro, com 16%, e o Star+, em quarto, com 11%. 

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