Barcelona lidera ranking de equipes mais inovadoras do mundo

O Barcelona foi nomeado o time mais inovador do mundo, superando o Real Madrid no ranking anual baseado em dados da empresa de pesquisa e inteligência de mercado Sports Innovation Lab.

Os clubes de futebol europeus dominam a lista, como fizeram no ano passado, com sete clubes no Top 10. Atrás dos gigantes da Espanha estão Arsenal, Manchester City, Manchester United e Liverpool, todos da Inglaterra, além da Roma, da Itália.

No entanto, o número de equipes de outros esportes aumentou. O basquete é a próxima modalidade mais bem representada, com nove equipes no ranking, incluindo Philadelphia 76ers e Dallas Mavericks entre os dez primeiros.

A equipe mais bem classificada da NFL é o Seattle Seahawks, que ocupa a 18ª posição, enquanto o Washington Capitals é a equipe com melhor desempenho da NHL, na 15ª posição. A MLB aumentou sua participação na classificação atualizada com três equipes, sendo o Atlanta Braves o mais bem posicionado, em 8º lugar. 

Critérios do ranking

A lista leva em consideração a diversificação de receita, capacitação tecnológica e agilidade organizacional para avaliar como as equipes estão construindo seus negócios por meio de abordagens inovadoras e iniciativas digitais.

Um fator-chave na pontuação do Barcelona foi seu investimento na experiência dos torcedores. O clube também foi elogiado por suas redes sociais multilíngues, suas equipes de e-Sports, seu programa de sócio-torcedor orientado por dados e seu hub de inovação.

Atualmente, a lista examina apenas as dez principais ligas de maior receita em todo o mundo (as cinco grandes ligas de futebol europeias, as grandes ligas americanas e a Indian Premier League (IPL)).

Expansão do ranking

A Sports Innovation Lab planeja expandir o escopo de sua pesquisa em um futuro próximo. A Fórmula 1 é uma área de interesse, mas a estrutura organizacional diferenciada de suas equipes torna o benchmarking um desafio. A organização também gostaria de incluir esportes femininos, mas pediu mais informações disponíveis ao público, o que permitiria uma avaliação mais precisa.

“Há uma necessidade imediata de mais informações disponíveis publicamente, que transformamos em dados, sobre o que as equipes femininas estão fazendo em tecnologia, como estão diversificando sua receita e a estrutura de suas organizações”, revelou Abe Stein, chefe de inovação da Sports Innovation Lab.

“Para simplificar, você não pode avaliar o que não pode medir. É por isso que colocamos tanta energia nos últimos dois anos para definir o que significa para uma equipe ser inovadora e estabelecer o método de pesquisa para coletar os dados relevantes de maneira independente“, acrescentou.

No entanto, a Sports Innovation Lab diz estar confiante de que poderá lançar uma lista feminina nos próximos 12 meses.

Ranking

Veja abaixo o Top 25 do ranking da Sports Innovation Lab:

1) Barcelona (LaLiga)

2) Real Madrid (LaLiga)

3) Arsenal (Premier League)

4) Manchester City (Premier League)

5) Philadelphia 76ers (NBA)

6) Manchester United (Premier League)

7) Atlanta Braves (MLB)

8) Liverpool (Premier League)

9) Dallas Mavericks (NBA)

10) Roma (Serie A)

11) Minnesota Timberwolves (NBA)

12) Borussia Dortmund (Bundesliga)

13) Boston Red Sox (MLB)

14) Bayern de Munique (Bundesliga)

15) Washington Capitals (NHL)

16) Lyon (Ligue 1)

17) Cleveland Cavaliers (NBA)

18) Seattle Seahawks (NFL)

19) Phoenix Suns (NBA)

20) Golden State Warriors (NBA)

21) Los Angeles Rams (NFL)

22) Brooklyn Nets (NBA)

23) Toronto Raptors (NBA)

24) Washington Nationals (MLB)

25) Portland Trail Blazers (NBA)