O Barcelona planeja lançar ações de seu braço digital, o Barça Media, na Nasdaq, bolsa de valores dos Estados Unidos focada no setor de tecnologia.
O clube negocia com a Mountain Partners, empresa suíça de capital de risco, a formação de uma empresa de aquisição de propósito especial (SPAC, na sigla em inglês). As conversas estão em estágio inicial. Caso o negócio aconteça, o Barça Media poderá começar a ser negociado até o final do ano na Nadaq.
A ideia é o clube deter 80% do negócio, com o SPAC ficando com os 20% restantes. O Barça Media será avaliado em US$ 1,1 bilhão caso a operação se concretize.
O Barça Media desenvolve os vídeos online do Barcelona, gerencia os empreendimentos digitais do clube da Catalunha e os e-Sports da equipe.
Barça TV
Em abril, o Barcelona anunciou que fecharia a Barça TV depois de informar a TBSC Telefónica, empresa que administrava o canal de televisão interno, que não renovaria o contrato de prestação de serviços. A decisão foi relatada como uma medida de corte de custos, já que o clube buscava cumprir as regras de fair play financeiro.
O anúncio foi feito depois que o Barcelona apresentou oficialmente o acordo de financiamento de € 1,45 bilhão para o projeto de infraestrutura do Espai Barça, que permitiu o início das obras de renovação do estádio Camp Nou.
Barça Studios
O Barcelona tem uma série de operações de financiamento em andamento. A mais recente ocorreu em agosto, quando anunciou a venda de uma participação de 24,5% em sua divisão de produção do Barça Studios para a Orpheus Media em troca de € 100 milhões. A empresa é dirigida por Jaume Roures, cofundador da Mediapro.
O acordo com a Orpheus representou a quarta “alavanca” de arrecadação de dinheiro obtida pelos dirigentes do Barcelona para saldar dívidas e cumprir as regras financeiras de LaLiga.
Entre junho e julho, o Barcelona negociou dois lotes de direitos de mídia de LaLiga do clube para a investidora norte-americana Sixth Street por um total de € 667 milhões.
O clube também transferiu participação inicial de 24,5% no Barça Studios para a Chiliz e a plataforma de engajamento Socios.com por € 100 milhões.
Na semana passada, o Barcelona anunciou que gerou uma receita recorde de € 97,6 milhões com novos patrocínios durante a temporada 2022-23. O número foi obtido após a assinatura de um acordo amplo com o serviço de streaming Spotify, patrocinador máster do clube, que ajudou a impulsionar esses números.