Pular para o conteúdo

Barcelona planeja lançar ações do Barça Media na Nasdaq

Clube negocia parceria com empresa suíça de private equity Mountain Partners para iniciar operação até final do ano

Time do Barcelona posa para foto antes de última rodada de LaLiga - Reprodução/Instagram @fcbarcelona

O Barcelona planeja lançar ações de seu braço digital, o Barça Media, na Nasdaq, bolsa de valores dos Estados Unidos focada no setor de tecnologia.

O clube negocia com a Mountain Partners, empresa suíça de capital de risco, a formação de uma empresa de aquisição de propósito especial (SPAC, na sigla em inglês). As conversas estão em estágio inicial. Caso o negócio aconteça, o Barça Media poderá começar a ser negociado até o final do ano na Nadaq.

A ideia é o clube deter 80% do negócio, com o SPAC ficando com os 20% restantes. O Barça Media será avaliado em US$ 1,1 bilhão caso a operação se concretize.

O Barça Media desenvolve os vídeos online do Barcelona, gerencia os empreendimentos digitais do clube da Catalunha e os e-Sports da equipe.

Barça TV

Em abril, o Barcelona anunciou que fecharia a Barça TV depois de informar a TBSC Telefónica, empresa que administrava o canal de televisão interno, que não renovaria o contrato de prestação de serviços. A decisão foi relatada como uma medida de corte de custos, já que o clube buscava cumprir as regras de fair play financeiro.

O anúncio foi feito depois que o Barcelona apresentou oficialmente o acordo de financiamento de € 1,45 bilhão para o projeto de infraestrutura do Espai Barça, que permitiu o início das obras de renovação do estádio Camp Nou.

Barça Studios

O Barcelona tem uma série de operações de financiamento em andamento. A mais recente ocorreu em agosto, quando anunciou a venda de uma participação de 24,5% em sua divisão de produção do Barça Studios para a Orpheus Media em troca de € 100 milhões. A empresa é dirigida por Jaume Roures, cofundador da Mediapro.

O acordo com a Orpheus representou a quarta “alavanca” de arrecadação de dinheiro obtida pelos dirigentes do Barcelona para saldar dívidas e cumprir as regras financeiras de LaLiga.

Entre junho e julho, o Barcelona negociou dois lotes de direitos de mídia de LaLiga do clube para a investidora norte-americana Sixth Street por um total de € 667 milhões.

O clube também transferiu participação inicial de 24,5% no Barça Studios para a Chiliz e a plataforma de engajamento Socios.com por € 100 milhões.

Na semana passada, o Barcelona anunciou que gerou uma receita recorde de € 97,6 milhões com novos patrocínios durante a temporada 2022-23. O número foi obtido após a assinatura de um acordo amplo com o serviço de streaming Spotify, patrocinador máster do clube, que ajudou a impulsionar esses números.