Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / El Clásico

Barcelona x Real Madrid ganha logotipo e identidade visual próprios

Objetivo é dar "uma cara" facilmente reconhecível a um dos duelos mais populares do futebol mundial

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 14/09/2021, às 09h04

Lançamento oficial coincidirá com o próximo El Clásico, previsto para ser jogado no final de outubro - Divulgação / LaLiga
Lançamento oficial coincidirá com o próximo El Clásico, previsto para ser jogado no final de outubro - Divulgação / LaLiga

A LaLiga apresentou, nesta segunda-feira (13), um logotipo e uma identidade visual específicos para o clássico Barcelona x Real Madrid, conhecido como El Clásico. O objetivo da ideia inédita é dar “uma cara” própria e facilmente reconhecível a um dos duelos mais icônicos e populares do futebol mundial e do universo esportivo como um todo.

De acordo com a LaLiga, a nova identidade visual contém um mix de rivalidade, força, paixão, tecnologia, inovação, dinamismo, entretenimento e globalidade. O estilo é uma reminiscência dos ambientes digitais populares entre o público mais jovem e sua paixão por e-Sports, programas de TV e cultura urbana.

“O logotipo inspira-se na emoção compartilhada que existe entre jogadores de futebol e fãs de todo o mundo. É uma marca inclusiva que não estabelece uma distância entre as estrelas e seus torcedores, mas sim os aproxima e ajuda os fãs a se sentirem parte integrante do jogo”, destacou a LaLiga, em comunicado enviado à imprensa.

Com a iniciativa, a liga espera aumentar o valor de marca da competição e dos clubes em si, uma vez que o logotipo e a identidade própria poderão ser apresentados em todos os eventos e ativações internacionais realizados em torno do torneio no âmbito da estratégia de internacionalização da LaLiga.

O lançamento oficial coincidirá com o próximo El Clásico, previsto para ser jogado no final de outubro. A nova identidade será implementada em todos os meios de comunicação e também nas ações que a LaLiga realiza, tanto nacional como internacionalmente, por meio de promoções, campanhas digitais e de mídia, ativações de mídia internacional, conferências de imprensa e eventos internacionais.   

Vale lembrar que a liga espanhola vem tentando dar cada vez mais ênfase nos principais clássicos disputados dentro do torneio nacional. No mês passado, a parceira Puma lançou uma segunda bola para a competição, que será usada especificamente nos clássicos. A lista conta com o próprio El Clásico (Real Madrid x Barcelona), assim como o Dérbi de Madrid (Real Madrid x Atlético de Madrid), o Dérbi da Andaluzia (Betis x Sevilla) e o Dérbi Vasco (Athletic Bilbao x Real Sociedad), entre outros.