Após conquistar a Bundesliga na temporada 2023/2024 de forma invicta e encerrar uma longa hegemonia do rival Bayern de Munique, o Bayer Leverkusen intensificou seu planejamento de internacionalização de marca, com uma estratégia de melhorar sua presença no Brasil, entre outros mercados.
Arturo Sanchez, presidente da divisão de saúde do consumidor da Bayer na América Latina e Ásia-Pacífico, detalhou, em entrevista à Máquina do Esporte, as ações para aproximar o clube alemão dos torcedores brasileiros e ampliar a presença da marca no cenário global.
A Bayer, multinacional da indústria química e farmacèutica, é a dona do clube alemão, que na temporada passada manteve o bom desempenho, ficando com o vice-campeonato da Bundesliga, justamente atrás do clube de Munique.
“As ações mais importantes e recentes, sem dúvida, foram o lançamento da Academia de Futebol, que ocorreu no último dia 5 [de julho] e que traz para o Brasil a estrutura e a metodologia do futebol de base alemão, assim como esta pré-temporada, em que, pela primeira vez, um time da Bundesliga vem ao país para esse período de preparação”, destaca Sanchez.
Além da academia, o clube lançou há pouco tempo perfis no Instagram dedicados ao público brasileiro: Bayer04 Brasil e Bayer04 Academy Brasil. O time também passou, neste ano, parte da pré-temporada no Brasil, onde fez treinos, amistosos e ações de marketing. A delegação deixou o país na quinta-feira (24). A ideia, com tudo isso, é estreitar o relacionamento digital com os torcedores daqui.
“E não podemos deixar de mencionar a Bayer como empresa, que recebeu toda a delegação no Rio de Janeiro e está trabalhando para apoiar essas iniciativas junto a seus clientes e parceiros”, afirma o executivo.
Intercâmbio
Sanchez lembra que a relação entre brasileiros e alemães passa muito pelo futebol, já que os países são duas das principais potências da modalidade.
“Brasil e Alemanha são países apaixonados por futebol e verdadeiras potências na revelação de novos talentos”, destaca o diretor da Bayer.
“A relação entre os dois países é uma mistura de admiração mútua, intercâmbio de talentos e, por vezes, confrontos memoráveis que marcaram a história de suas seleções e estilos de jogo”, acrescenta ele, evitando tocar no traumático 7 a 1, que colocou a Alemanha na final da Copa do Mundo 2014, disputada no Brasil.

Brasileiros
Em vez disso, o executivo prefere lembrar jogadores brasileiros que foram ídolos e tiveram boa passagem pelo Bayer, como o lateral-esquerdo Wendell, hoje no São Paulo, o zagueiro Juan, ídolo do Flamengo, o volante Zé Roberto, que encerrou a carreira no Palmeiras, e o atacante Paulo Sérgio, tetracampeão do mundo, revelado pelo Corinthians.
“O Bayer Leverkusen, sem dúvida, foi um dos clubes que mais teve jogadores brasileiros em seus elencos ao longo da história, criando uma ponte importante entre os dois países. Esperamos continuar sendo um destino atrativo para os jogadores brasileiros”, afirma.
O executivo também citou nomes como o atacante Élber, o zagueiro Lúcio, que atuou tanto no Bayer como no Bayern, o lateral-esquerdo Dedé, com longeva passagem pelo Borussia Dortmund, e Diego Ribas, que jogou no Werder Bremen.
Mais recentemente, Sanchez lembra de Roberto Firmino, que se destacou no Hoffenheim antes de ser negociado ao Liverpool, e Philippe Coutinho, campeão da Champions League 2020 pelo time de Munique.
A Bundesliga tem sido um destino popular para jogadores brasileiros ao longo dos anos. Muitos talentos buscaram a Europa para desenvolver suas carreiras, e a Alemanha se tornou um palco importante para vários deles”
Arturo Sanchez, executivo da Bayer
Patrocínio
O sucesso esportivo recente do Bayer na Bundesliga tem impulsionado os negócios da equipe de Leverkusen. A New Balance, por exemplo, substituiu a Castore nesta temporada como fornecedora de material esportivo, com um contrato mais vantajoso ao time alemão.
“O Bayer Leverkusen conta com uma base sólida de patrocinadores e uma estratégia de marketing forte, que ganhou ainda mais força após o desempenho na temporada 2023/2024, quando conquistamos a Bundesliga de forma invicta”, lembra.

Digital e presencial
Além disso, o clube buscou impulsionar sua estratégia digital, como forma de ganhar mais relevância entre os clubes europeus nas redes sociais. Isso incluiu vídeos de bastidores, promoção de produtos e o uso de ferramentas para agregar conteúdos gerados por torcedores e jogadores
“Essa estratégia digital tem sido fundamental para aumentar o reconhecimento da marca e atrair novos patrocinadores”, destaca Sanchez.
O executivo também detalha que há também um foco em construir uma conexão emocional com os torcedores, oferecendo experiências além dos jogos da equipe.
“Isso se reflete em programas de engajamento nas comunidades, apoio a projetos de base e colaboração com escolas, o que fortalece os laços com os fãs locais e cultiva a próxima geração de torcedores”, conta.
Na BayArena, estádio do Bayer, com capacidade para 30.210 torcedores em uma cidade de 165.748 (segundo o censo de 2022), o clube também busca atingir outros públicos.
“Com a área de hospitalidade na BayArena é possível oferecer uma experiência vip única para convidados e parceiros comerciais”, declara.
Futuro
Para Sanchez, ainda há formas de a Bundesliga, uma das três principais ligas nacionais europeias, conseguir aumentar sua arrecadação. Uma delas é ampliar as receitas com os direitos internacionais de transmissão.
“A Bundesliga é uma das principais ligas do mundo e tem feito um excelente trabalho na expansão de sua marca globalmente. Temos plena confiança neste crescimento”, acredita.
A tendência é vista em entre outras entidades, como a Premier League (EPL). Durante o ciclo 2022-2025, a liga inglesa faturou £ 5,1 bilhões com empresas de mídia do Reino Unido. Já no exterior, a EPL conseguiu arrecadar 5,3 bilhões.