O Bayern de Munique lançou um programa de ajuda para refugiados da guerra na Ucrânia que incluirá alojamento para pessoas com deficiência que fugiram da guerra. A iniciativa será feita junto ao departamento de serviços sociais de Munique. O clube disse que garantirá os custos do aluguel por um período inicial de dois anos, beneficiando cerca de 15 ucranianos.
“O Bayern apoiará as pessoas com deficiência da Ucrânia com um pacote de cuidados sustentáveis. Todos nós desejamos e exigimos o fim imediato desta guerra, mas nós, na Europa, na Alemanha e em Munique, seremos confrontados com a desumanidade de tal guerra por muito tempo. O esporte está ciente de sua responsabilidade”, afirmou Herbert Hainer, presidente do Bayern.
Além disso, uma ação intitulada “Nós nos movemos juntos” trará os refugiados para participar de atividades esportivas no Bayern Campus, com vagas reservadas em dias específicos para futebol, basquete, handebol e tênis de mesa, entre outras modalidades. O clube informou que a supervisão será fornecida por treinadores e funcionários do Bayern de forma voluntária.
“Junto do nosso departamento municipal de serviços sociais, podemos oferecer às pessoas com deficiência uma perspectiva de longo prazo conosco. E os programas esportivos que oferecemos também desempenham um papel importante nisso”, disse Dieter Reiter, prefeito de Munique.
No último fim de semana, o Bayern conquistou o décimo título consecutivo da Bundesliga ao derrotar o Borussia Dortmund por 3 a 1. Na semana passada, porém, o time da Baviera foi eliminado da Champions League ao apenas empatar com o Villarreal, da Espanha, por 1 a 1, após perder no jogo de ida por 1 a 0.