O Bayern de Munique anunciou uma reformulação em sua parceria com o governo de Ruanda. O contrato atual foi assinado em 2023 e irá até 2028. No entanto, a partir de agora, o foco do acordo será o desenvolvimento de projetos esportivos no país africano, especialmente ligados à formação de atletas, e não mais à promoção turística por meio da marca Visit Ruanda.
A mudança ocorre em meio às críticas sobre o suposto apoio do governo ruandês ao grupo rebelde M23, que atua na República Democrática do Congo.
A nova fase da parceria foi oficializada com a assinatura de um contrato de três anos entre o clube alemão e o Conselho de Desenvolvimento de Ruanda (RDB, na sigla em inglês), órgão responsável pela promoção de investimentos e turismo no país.
O acordo prevê a ampliação da Bayern Academy em Kigali, capital de Ruanda, com foco na formação de talentos, capacitação de treinadores e infraestrutura esportiva.
Críticas
A decisão do Bayern ocorre após protestos de torcedores e manifestações diplomáticas. Em fevereiro, o ministro das Relações Exteriores da República Democrática do Congo enviou uma carta aberta ao clube pedindo o fim da parceria.
A Organização das Nações Unidas (ONU) também acusou Ruanda de apoiar militarmente o grupo M23, responsável por conflitos armados e mortes na região leste da RD Congo.
Em resposta, o Bayern enviou representantes a Ruanda para monitorar a situação e avaliar o futuro da parceria. Agora, o clube confirmou que a relação com o país africano será “transformada em um programa de talentos”.
“Em conversas construtivas sobre nossa direção futura, concordamos que uma parte muito especial da nossa relação com o RDB era o caráter de desenvolvimento do nosso trabalho em Kigali por meio da Bayern Academy”, afirmou Jan-Christian Dreesen, CEO do clube alemão.
“Estamos, portanto, transformando nossa parceria comercial em um programa de talentos e expandindo a Bayern Academy em Kigali junto ao RDB como uma iniciativa tanto esportiva quanto social. Isso está perfeitamente alinhado com nosso objetivo estratégico de desenvolver talentos na África”, acrescentou.
Mudança
A marca Visit Ruanda, que aparecia em placas publicitárias na Allianz Arena, em Munique, e em materiais promocionais do clube, começou a ser retirada dos canais oficiais do Bayern.
Embora o clube não tenha especificado o prazo para a remoção completa, a seção de patrocinadores no site oficial já não exibe mais a marca.
“Ao entrarmos em uma nova etapa, estamos redirecionando nossos recursos para acelerar o desenvolvimento esportivo, com ênfase na identificação de talentos, excelência técnica e infraestrutura esportiva”, disse Jean-Guy Afrika, CEO do RDB.
“Esta parceria contínua com o Bayern de Munique ajuda a garantir que o desenvolvimento de talentos permaneça ancorado na nossa visão mais ampla de posicionar Ruanda como um centro global de turismo, investimento e esporte de alto desempenho”, acrescentou o executivo, dando a entender que Ruanda continuará a usar a imagem do Bayern para promover o turismo na região.