Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Estratégia

Benfica assina parceria técnica com clube mineiro Coimbra Sports

Contrato terá duração inicial de sete anos e inclui a presença de três treinadores do time português no Brasil

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 09/12/2021, às 13h33

Ricardo Anne Guimarães (à esquerda) e Rui Costa assinaram parceria técnica que durará pelo menos sete anos - Victoria Ribeiro / Benfica
Ricardo Anne Guimarães (à esquerda) e Rui Costa assinaram parceria técnica que durará pelo menos sete anos - Victoria Ribeiro / Benfica

O Benfica assinou um acordo de parceria técnica com o Coimbra Sports, clube com sede em Contagem (MG), que disputou a primeira divisão do Campeonato Mineiro pela primeira vez em 2020, mas acabou rebaixado em 2021 e jogará a segunda divisão em 2022. O contrato terá duração inicial de sete anos e inclui a presença de três treinadores do time português no Brasil.

Segundo o Benfica, os próximos passos da parceria contemplam identificar e recrutar jovens talentos, implementar a metodologia de treino do time português, potencializar o desenvolvimento de jogadores do Sub-15 ao Sub-20, encontrar as melhores chances de promoção dos talentos desenvolvidos e expandir a marca do clube lusitano no Brasil.

Os trabalhos de preparação para a próxima temporada já estão nas mãos dos portugueses Alfredo Almeida (coordenador) e Marco Almeida (treinador), aos quais se juntará um terceiro nome no início de 2022.

"Esse acordo vai ao encontro do que é o nosso projeto internacional, com parcerias em vários países e com clubes onde possa haver talento. Neste caso, é a abertura de uma porta importante no Brasil, país onde há muito talento. Interessa ao Benfica avançar nesta área internacional para zonas em que possa estar mais perto do talento", afirmou Rui Costa, presidente do Benfica.

As conversas tiveram início após o Coimbra Sports procurar o Benfica para aprender sobre o trabalho de formação de jogadores. Em troca da parceria técnica, o time português espera revelar novos atletas que possam ser aproveitados na Europa.

“É nestes países que temos de investir em termos de parcerias e colocar lá os nossos técnicos que tão bem trabalham no Benfica Campus", completou Costa.

Ricardo Anne Guimarães, presidente do Coimbra Sports, festejou a assinatura do acordo e espera que o time mineiro consiga revelar jogadores em breve. O clube surgiu em 1986 e tem seu nome em homenagem a Arthur Antunes Coimbra, o Zico. A equipe conta com boa estrutura e possui um moderno Centro de Treinamento em Contagem (MG), inaugurado em 2017.

“O Benfica tem uma metodologia única, que se diferencia. Termos acesso a essa metodologia é útil, principalmente para ser usada no Brasil, país reconhecido como um viveiro de talentos. Nosso objetivo é não só formar jogadores, mas, sim, atletas e homens. Vê-los ter sucesso, jogando, brilhando e, quem sabe, vestindo a camisa do Benfica ou de outros grandes clubes. Queremos formar muitos jogadores para o futuro", afirmou o mandatário.