A Betnacional divulgou, nesta segunda-feira (29), que havia se tornado “uma das patrocinadoras das transmissões dos jogos da Copa do Catar transmitidos pela Rede Globo”. O anúncio gerou ruído com a Pixbet, concorrente no segmento site de apostas, que também havia comprado essa propriedade para o próximo Mundial da Fifa.
O que a Betnacional comprou, na verdade, foram anúncios de 30 segundos nos intervalos dos jogos. A empresa não terá direito a inserções comerciais durante as transmissões, cota negociada por um valor bem superior e já adquirida pela concorrente. Ou seja, apenas a Pixbet, como patrocinadora da Globo na Copa do Mundo, terá seu nome e marca expostos durante o desenrolar das partidas.
Para ter esse direito, a Pixbet pagou um valor não divulgado, mas cujo preço de tabela seria de pouco mais de R$ 180 milhões para entregas para a Copa do Mundo, que será disputada de 20 de novembro a 18 de dezembro.
Exclusividade por segmento
No mercado, é praxe que, ao comercializar cotas de patrocínio de eventos como a Copa do Mundo, as emissoras de TV vendam apenas uma cota por segmento de atividade. Ou seja, ao vender uma cota à Pixbet, esse segmento, no caso plataformas de apostas, fica automaticamente bloqueado para os seus concorrentes.
O problema é que a Pixbet foi o último patrocinador a adquirir uma cota de patrocínio. Nesse período, segundo a Máquina do Esporte apurou, já não havia bloqueio a todos as inserções comerciais durante as transmissões da Copa do Mundo. Por isso, a Betnacional conseguiu comprar os anúncios dos intervalos dos jogos, embora os direitos como patrocinador oficial da transmissão da Copa do Mundo pela Globo estejam com a Pixbet.
O Grupo Globo fechou as cotas de patrocínio para as transmissões da Copa do Mundo com dez empresas, contando Globo (TV aberta) e Sportv (TV fechada). Alguns apoiadores estarão em ambos os canais.
São cotistas da Globo: Ambev (com a marca Brahma), BRF (com marca a definir), Claro, Itaú, Magazine Luiza, Pixbet e Samsung. Compraram espaço no Sportv: Ambev, Betfair, BRF, Claro, Nubank, Prudential e Samsung.
No ramo de apostas, enquanto a Pixbet é patrocinadora das transmissões da Copa do Mundo na Globo, a Betfair adquiriu essa propriedade para o Sportv. De lambuja, todos os patrocinadores ganham visibilidade no Globo Play, canal de streaming da empresa, que trará transmissões tanto da Globo como do Sportv.
Dessas marcas, Itaú e Ambev também são patrocinadoras da seleção brasileira. A Claro fechou cota de patrocínio regional da Copa do Mundo para a América Latina. Já o Nubank acertou patrocínio regional ao Mundial da Fifa na América do Sul.