Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / LGBTQIA+

Botafogo e Centrum se unem em campanha por mais diversidade no futebol

Redação Publicado em 29/06/2021, às 12h08

Imagem Botafogo e Centrum se unem em campanha por mais diversidade no futebol

O Botafogo e um dos seus principais parceiros, o complexo vitamínico Centrum, decidiram lançar uma campanha por mais diversidade no futebol. Intitulada “Ninguém Cala Esse Nosso Amor” e com o mote de que “o preconceito não pode vencer o amor”, a campanha tem como objetivo fortalecer ações contra a LGBTfobia e também combater a intolerância no esporte mais praticado do mundo.

Para ativar a campanha, ficou decidida a oficialização da primeira torcida do clube formada por integrantes da comunidade LGBTQIA+, além da colocação de uma faixa da torcida na arquibancada do Estádio Nilton Santos e nos jogos do clube como mandante. As ações destinadas ao movimento LGBTQIA+ Botafogo ainda contemplam a oferta de uma consultoria de marketing gratuita sob liderança da Owly, criadora do “Projeto Botafogo Seguro”, incluindo a criação de uma logomarca.

Para completar, também estão previstas ações em apoio à comunidade LGBTQIA+ nas redes sociais do clube carioca e a gravação de uma entrevista à Botafogo TV com Cristian Ariano, fundador e líder do movimento LGBTQIA+ Botafogo. O time ainda vestirá, diante do Vitória, em partida válida pela Série B do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (30), uma camisa com a mensagem “#AmorÉAmor” estampada na região do peito da camisa, normalmente reservada para o patrocinador máster.

No jogo, outras ações serão colocadas em prática. O time entrará em campo segurando uma faixa com a mesma mensagem da camisa e lembrando que junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+. Além disso, a faixa de capitão, que na partida será usada pelo zagueiro Kanu, estará personalizada com as cores da bandeira LGBTQIA+. Já o backdrop utilizado na coletiva de imprensa e a arte oficial da escalação do Botafogo estarão repletos de mensagens alusivas à campanha, como “Amor”, “Orgulho”, “Diversidade”, “Respeito” e “Inclusão”.

Após a partida, as camisas utilizadas em campo e autografadas pelo elenco serão leiloadas. Parte da renda obtida com a ação será revertida para um projeto que oferece acolhimento para jovens LGBTQIA+ que foram expulsos de suas casas, além de alimentação, auxílio em educação e empregabilidade, assistência social e suporte de saúde clínica e mental.

Camisa com a mensagem
Divulgação / Botafogo

“Diante de tantos desafios ligados ao combate à LGBTfobia no Brasil, o futebol novamente se torna uma plataforma de conscientização coletiva, desta vez em torno do respeito à comunidade LGBTQIA+ e do combate ao preconceito enraizado na sociedade. Estamos orgulhosos por aproveitar uma parceria com uma das camisas mais tradicionais do futebol mundial para disseminar uma mensagem tão importante e necessária para todos”, destacou Juan Katz, diretor de marketing da GSK Consumer Healthcare Brasil, dona da marca Centrum.

“Centrum não poderia deixar de aproveitar essa parceria tão inovadora com o Botafogo para dar um pontapé inicial em uma ampla mobilização da marca a favor da bandeira da diversidade. Enxergamos na enorme visibilidade já conquistada com o ‘Projeto Botafogo Seguro’ uma oportunidade única para ajudar a inserir no futebol um debate urgente em torno do respeito e da valorização da comunidade LGBTQIA+. Mais do que nunca, chegou a hora de superamos juntos esse tabu dentro do esporte, fortalecendo a mensagem de que não há limites para o amor sob todas as formas”, acrescentou Rafael Jones, head de mídia, digital e agências da GSK Consumer Healthcare Brasil.

“É papel do Botafogo, marca gigantesca do futebol mundial, dar visibilidade e apoio a uma luta tão significativa: o direito de as pessoas amarem quem elas quiserem. Ninguém pode calar o amor de ninguém. Temos muito orgulho em abraçar a maior diversidade possível de botafoguenses”, celebrou Caio Araújo, gerente de negócios do Botafogo.