O Botafogo promoveu uma campanha para chamar a atenção para o combate ao câncer de pele, que passou despercebida por torcedores e imprensa. Ao longo de 12 jogos desta temporada, o time atuou com uma pequena mancha na parte de trás da camisa, próxima ao número.
A ideia da iniciativa foi transmitir a mensagem sobre a necessidade de fazer constantemente um check-up de pele. Muitas vezes um melanoma pode estar escondido no corpo e, por conta disso, ser diagnosticado tarde demais. A ação foi realizada em parceria com as agências End to End e Área 23, além do Instituto Melanoma Brasil.
“Nosso objetivo principal nessa parceria com a Melanoma Brasil foi chamar a atenção para uma doença silenciosa, que é o melanoma. A gente conseguiu fazer uma conexão da nossa camisa, uma manchinha que ninguém notou por bastante tempo e um câncer tão agressivo”, contou Pedro Souto, diretor de marketing do Botafogo.
“O Botafogo usou o esporte como uma plataforma de conscientização, e a ação nos mostrou que, muitas vezes, o que a gente não vê é o que mais necessita de atenção”
Pedro Souto, diretor de marketing do Botafogo
Redes sociais
Revelada pelo clube, a campanha foi chamada de “O patrocínio que ninguém viu”. Nas redes sociais, o Botafogo postou mensagens sobre a ação com a hashtag #SeLigaNasCostas.
“Doze jogos com essa mancha na camisa do Fogão e você não viu. O melanoma também se esconde. Faça um check-up de pele”, publicou o Botafogo em suas redes sociais.
“A intenção da campanha é provocar pessoas a um novo comportamento em relação ao cuidado da pele, por meio de uma mensagem criativa. Ações como essa são fundamentais”, afirmou Bruno Brum, diretor de marketing da End to End.
A presidente do Instituto Melanoma Brasil, Rebecca Montanheiro, revelou que o melanoma pode surgir em qualquer parte do corpo, inclusive a partir de uma pinta já existente, o que faz com que a população adie a consulta a um dermatologista.
“O câncer de pele é, em grande parte, prevenível e tratável quando identificado a tempo. Por isso, campanhas como essa são fundamentais para conscientizar e alertar a população”, destacou Rebecca.
A campanha, que começou nesta segunda-feira (7), também contará com um site educativo, com informações sobre a doença. Também haverá uma sequência de postagens nas redes sociais do Botafogo ao longo dos próximos dias.