O Botafogo deve anunciar nos próximos dias uma mudança no patrocínio máster da camisa, com a casa de apostas VBet assumindo o lugar da Parimatch. O movimento, porém, trata-se mais de uma alteração na marca exposta do que no patrocinador em si.
O Glorioso carrega o site de apostas Parimatch no espaço máster dos uniformes desde o início de 2023, a partir de um contrato válido por dois anos avaliado em R$ 55 milhões, o que fez dele o maior acordo da história do clube até então.
Apesar do sucesso em 2024, ano em que o Botafogo conquistou pela primeira vez a Copa Libertadores e encerrou um jejum de 29 anos com o terceiro título do Campeonato Brasileiro, a parceria com a Parimatch não foi renovada e se encerrará nesta terça-feira (31).
Com isso, a Parimatch deixará de ter sua marca no espaço principal das camisas usadas pela equipe alvinegra. Em seu lugar, entrará a VBet, com um acordo válido por três temporadas com pagamentos anuais de R$ 55 milhões, que podem alcançar R$ 70 milhões com bônus. As informações foram divulgadas pelo Lance!.
“Mudança”
As operações da Parimatch no Brasil eram controladas pela Growe e, no último dia 10 de dezembro, foram compradas pela VBet. A empresa migrará os clientes da atual patrocinadora do Botafogo para sua plataforma.
Tanto a Parimatch quanto a VBet possuem autorização do Ministério da Fazenda (MF) para operar no Brasil.
A outorga da Parimatch foi obtida pela Amplexus Corporation Ltda. De acordo com apurações da Máquina do Esporte, a empresa foi constituída em abril deste ano, com capital inicial proveniente da Bailamia Investimentos e Participacões Ltda., empresa que tem como sócia principal a Bailamia Investments Ltd., sediada no Chipre.
Em julho, a Bailamia brasileira recebeu um aporte que alterou seu patromônio de R$ 10 mil para R$ 37 milhões. Em outubro, a participação da empresa na Amplexus passou para R$ 35 milhões, que é o mesmo valor que o Governo Federal cobra pela taxa de outorga.
A autorização da VBet, por outro lado, foi solicitada pela SC Operating Brazil Ltda., empresa localizada no mesmo endereço que a Amplexus, na zona leste de São Paulo (SP).
A SC Operating foi constituída em fevereiro, com o nome de SHLFCOF Ltda. e capital de R$ 100. Ela registrou um aumento de patrimônio em agosto, que passou a ser de R$ 35 milhões.
A partir daí, a empresa passou a se chamar SC Operating e mudou de sede para o mesmo endereço da Amplexus. Além disso, alterou sua atividade econômica para “exploração de jogos de azar e apostas não especificados anteriormente”.
SC Operating e Amplexus também têm em comum o sócio Everardo Wilson Pontes de Oliveira, que ingressou na primeira no início de agosto e na segunda em abril.
Sendo assim, a entrada iminente da VBet como patrocinadora máster do Botafogo representa uma mudança de marca, mas não efetivamente de parceira principal.