Brasil Futebol Expo terá mais de dez cursos nas áreas de marketing e negócios

Evento, que acontece de 4 a 8 de setembro, em São Paulo, terá mais de 200 palestrantes

Um dos pilares da Brasil Futebol Expo, o maior evento sobre futebol da América Latina, realizado pela CBF, é a educação. Algumas das áreas mais procuradas entre estudantes e profissionais do mercado para agregar conhecimento são marketing e negócios voltados para o futebol. 

Em sua segunda edição, o congresso, que acontece entre os dias 4 e 8 de setembro, em São Paulo, terá mais de 200 palestrantes que estarão distribuídos em cerca de 70 cursos das mais diversas áreas que envolvem o futebol. Em marketing e negócios serão mais de dez painéis que abordarão diversos assuntos que impactam a gestão de clubes e ligas mundo afora.

Os cursos serão ministrados por profissionais com vasta experiência no mercado e que hoje atuam nas principais empresas e clubes do Brasil e do exterior. Listamos abaixo alguns painéis que já estão com inscrições abertas. Quem adquirir qualquer um dos cursos ganha o direito de circular por todo o complexo da Brasil Futebol Expo durante o dia selecionado.

Lista de cursos

Veja abaixo alguns dos cursos em marketing e negócios da BFExpo 2022:

- “Como atrair uma nova geração de consumidores do futebol?” – com Diogo Rocha, sócio-diretor da Homemade; e Leandro Figueiredo, diretor de negócios do Atlético-MG.

- “O papel do marketing no futebol” – com Lênin Franco, diretor de negócios do Cruzeiro; José Colagrossi, superintendente de marketing, comunicação e inovação do Corinthians; e Felipe Soalheiro, fundador da Sportbiz Consulting.

- “Direitos de transmissão - Discussão sobre os diretos para TV aberta, canais pagos, streamings e outros” – com Henrique Collor, diretor de estratégias para o cliente da Twitch Brazil; e Bruno Ranieri, gerente de negócios para esporte e entretenimento da LiveMode.

- “SAF (Sociedade Anônima de Futebol) – discussões sobre o novo modelo de clubes” – com Claudio Pracownik, fundador da Win the Game, em parceria com a BTG Pactual; e representantes da SAF do Botafogo (a definir).

- “Clube-empresa ou clube associativista: o que eu preciso saber antes de mudar o modelo de negócios” – com Mario André Mazzuco, executivo de futebol do Botafogo (RJ); Rodrigo Capelo, jornalista especializado em negócios do esporte do Grupo Globo; e Pedro Daniel, diretor executivo na Ernest Young.

- “Como o futebol europeu se transformou em um grande negócio no Brasil e seus investimentos” – com Andres Vargas, do escritório de desenvolvimento de negócios para a América Latina do Bayern de Munique; Severiano Garcia Ruiz, vice-presidente de futebol do Atletico de San Luis (México); e Rodrigo Capelo, jornalista especializado em negócios do esporte do Grupo Globo.

- “Comercialização de Ativos no Futebol” – com Eduardo Leite, vice-presidente executivo da Klefer; Sérgio Gomes, diretor e sócio da Sports Hub; e Felipe Drommond, presidente do Magnus Futsal e CEO da TFW Marketing e Comunicação.

 - NFT (non-fungible token) – perspectivas sobre uma nova fonte de receita para os clubes – com José Manuel, diretor da Câmara de Comércio e Indústria Luso Brasileira; Sylmara Multini, líder na IDG; e Fabrício Toth, diretor comercial na Stadium Go.

- “La Liga – tudo sobre um dos principais campeonatos do mundo” – com Pablo Burillo, diretor de jogo da LaLiga.

Serviço

Todos os detalhes, como a grade de programação e convidados, são divulgados pelo Instagram da Brasil Futebol Expo. Os cursos e palestras já podem ser adquiridos pelo site oficial do evento .

Além da proposta educacional, a BFExpo 2022 também trará um mundo de experiências diferentes. Os fanáticos em e-sports, por exemplo, terão uma arena exclusiva onde acontecerão torneios entre os jogadores. O espaço de entretenimento também contará com futmesa e o simulador de VAR, sucesso da primeira edição do evento, no qual o público poderá operar o árbitro de vídeo.

Estão previstas ainda diversas outras ativações entre as marcas parceiras.  A BFExpo 22 também vai abrir as portas para clubes e marcas que queiram exibir e comercializar seus produtos. O evento tem patrocínio de Eleven 360, Henko, Imply, Riplay e Soccer Grass.

Primeira edição

Realizada em setembro de 2019, a primeira edição da Brasil Futebol Expo foi um grande sucesso. Cerca de 40 mil pessoas estiveram presentes durante os cinco dias de evento, sendo 8. 000 deles participantes dos 63 cursos e palestras disponíveis. A taxa de aprovação do evento pelos congressistas foi de 95%.