Esperança de mais receita com patrocínio para os clubes, o mercado de apostas esportivas terá atenção especial durante a Brasil Futebol Expo 2022, o maior evento sobre futebol da América Latina, realizado pela CBF, com foco em educação, negócios, experiências e inovação, e que acontece de 4 a 8 de setembro, em São Paulo.
O Brasil Sports Betting Summit, congresso realizado pela BFExpo em parceria com a SBC (Sports Betting Community), uma das maiores empresas produtoras de conteúdo sobre o tema no mundo, terá dois dias de debates sobre o processo de regulamentação das apostas esportivas e a expansão deste mercado no país, com a participação de especialistas brasileiros e do exterior.
“O momento é de reflexão sobre o modelo das apostas esportivas no Brasil. É preciso encontrar uma forma eficiente de se internalizar esse mercado ao contexto econômico nacional”
Rafael Bruno, sócio do escritório de advocacia GBSA
“O mercado de apostas esportivas no Brasil está prestes a dar um grande passo após anos de um progresso lento. A SBC tem presença na América Latina há vários anos com seu site de notícias SBCNoticias.com e o evento SBC Summit Latinoamerica em novembro, mas a abertura do mercado no Brasil proporciona uma oportunidade ainda maior”, diz Rasmus Sojmark, CEO e fundador da SBC.
“Estamos nos unindo à BFExpo neste evento para criar o ambiente certo para os profissionais do setor descobrirem o que país espera deles”, completa.
Peso das apostas
O assunto é de extrema importância porque, atualmente, 33 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro possuem algum patrocínio de plataformas de apostas esportivas. Os 20 clubes que disputam a primeira divisão são patrocinados por plataformas de apostas. O último a anunciar um acordo foi o Athletico Paranaense, que fechou com a Betsson.
Na Série B, por sua vez, 13 dos 20 times possuem parceria comercial com empresas do segmento deapostas.
Motivo de grande debate pelo potencial de geração de receitas, as apostas esportivas estão legalizadas no Brasil desde 2018, por meio da lei federal 13.756. Ainda falta a regulamentação por parte do governo federal, e o prazo para que isso seja feito termina em dezembro de 2022.
Por causa da lei, as empresas estão autorizadas a operar no Brasil, mas por ainda não ser uma atividade regulamentada no país, estão sediadas no exterior.
Programação
No dia 6 de setembro, às 9h, o Brasil Sports Betting Summit terá o painel “Regulamentação das Apostas Esportivas com foco na América Latina”.
Estarão à mesa o secretário adjunto, Alexandre Massa, e o subsecretário de assuntos especiais, Iuri Castro, da Secretaria de Acompanhamento Econômico, do Ministério da Economia; Ludovico Calvi, consultor executivo sênior do mercado de apostas esportivas e membro da Global Lottery Monitoring System Executive Committee; Magnho Jose, jornalista especializado em loterias e apostas, editor do site BNLData e presidente do Instituto Brasileiro Jogo Legal – IJL; e Rafael Rodrigo Bruno e Carlos Goncalves Junior, sócios do escritório de advocacia GBSA.
“Falaremos sobre todo o ciclo de vida das apostas desde o seu início até a dinâmica de uma operação transparente, e o forte compromisso com a integridade, o jogo responsável e a responsabilidade social”, afirma Calvi, que possui mais de 30 anos de experiencia no mercado.
“O objetivo é fornecer ao público todas as informações e contribuições estratégicas baseadas nas melhores práticas globais no que diz respeito à gestão de uma organização de apostas esportivas recém-estabelecida”, acrescenta.
“Falaremos sobre todo o ciclo de vida das apostas desde o seu início até a dinâmica de uma operação transparente, e o forte compromisso com a integridade, o jogo responsável e a responsabilidade social”
Ludovico Calvi, consultor executivo sênior do mercado de apostas esportivas
Rafael Bruno, da GDSA, por sua vez, chama a atenção para as regras que serão estabelecidas no país com a regulamentação do setor.
“O momento é de reflexão sobre o modelo das apostas esportivas no Brasil. É preciso encontrar uma forma eficiente de se internalizar esse mercado ao contexto econômico nacional”, diz Rafael Bruno, sócio do GBSA.
No dia 7 de setembro, por sua vez, também às 9h, o tema do painel será “Mercado de Apostas Esportivas no Brasil – Oportunidades e desafios para clubes de futebol e operadores”.
Participam das discussões Martin Lycka, vice-presidente sênior responsável pelos assuntos regulatórios americanos da Entain e membro do Conselho de Administração da American Gaming Association e do Conselho Nacional de Problemas de Jogo; representantes da empresa Estrela Bet, plataforma de apostas esportivas; Alberto Simão, diretor executivo do futebol feminino do Palmeiras; Jorge Avancini, vice-presidente de marketing do Internacional (RS); Rafael Soares, diretor de marketing do Santos; e Rodrigo Ganem, diretor comercial do Botafogo (RJ).
Para garantir a participação nos cursos, é preciso se inscrever pelo site da Brasil Futebol Expo. O valor de cada curso é R$ 500 e é possível parcelar no cartão de crédito. Já o pacote promocional com os dois painéis custa R$ 800.
Educação e entretenimento
Em sua segunda edição, a BFExpo 22 terá mais de 200 palestrantes que estarão distribuídos em cerca de 70 cursos das mais diversas áreas que envolvem o futebol dentro e fora das quatro linhas. Todos os detalhes, como a grade de programação e convidados, são divulgados pelo Instagram da Brasil Futebol Expo (@bfexpo). Os cursos e palestras já podem ser adquiridos pelo site oficial do evento.
Além da proposta educacional, no piso térreo do Pró Magno Centro de Eventos, os visitantes encontrarão a parte de entretenimento da Brasil Futebol Expo. É lá que o público poderá visitar estandes de marcas, clubes e empresas ligadas ao futebol. Ainda no térreo estarão montadas todas as quadras de futsal, futevôlei, Society e street onde acontecerão os diversos torneios previstos para o evento, como a Ligay, Futsal Down, futebol para amputados, além de competições com universitários, escolas licenciadas e projetos sociais com crianças de São Paulo.
Também neste espaço, haverá uma arena gamer onde os visitantes poderão jogar e onde também serão disputados campeonatos. O espaço de entretenimento também contará com futmesa e o simulador de VAR, sucesso da primeira edição do evento, onde os visitantes poderão operar o árbitro de vídeo. Estão previstas ainda diversas outras ativações entre as marcas parceiras.
A Brasil Futebol Expo 2022 tem patrocínio de Grupo SBF, GOL, Eleven 360, Henko, Imply, Riplay e Soccer Grass.
Serviço
O que: Brasil Futebol Expo 2022
Quando: 4 a 8 de setembro
Onde: Espaço Pro Magno, em São Paulo
Endereço: Avenida Professora Ida Kolb, 513, Casa Verde
Ingressos: https://brasilfutebolexpo.com.br/