A Supercopa do Brasil será disputada no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF). A capital federal foi escolhida como palco da finalíssima nesta quarta-feira (11), após contato do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, com Leila Pereira e Rodolfo Landim, presidentes de Palmeiras e Flamengo, respectivamente.
Fortaleza (CE), Recife (PE) e Salvador (BA) foram as outras cidades que haviam se interessado em sediar o evento. A decisão está marcada para o dia 29 de janeiro, um domingo, às 16h.
Segurança
A proposta de Brasília foi a maior entre as cidades que se candidataram ao evento. Por outro lado, a capital federal teve que dar garantias de segurança, já que a cidade foi palco de invasão e depredação das sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) por golpistas no último domingo (8).
Ricardo Capelli, interventor federal na segurança pública de Brasília deu aval para que o evento fosse realizado na cidade, o que serviu como trunfo para que a capital do Brasil fosse confirmada como local da partida.
Histórico
O Palmeiras participará da decisão por ter conquistado o Brasileirão 2022. Já o Flamengo assegurou lugar com o título da Copa do Brasil 2022.
Recriada em 2020, a Supercopa do Brasil marca o início do futebol brasileiro na temporada, mesmo acontecendo já com os Estaduais em disputa. O Flamengo esteve em todas as três primeiras edições, com os títulos de 2020 e 2021. Já no último ano, o vencedor foi o Atlético-MG, superando o time rubro-negro nos pênaltis.
O Palmeiras disputará a Supercopa do Brasil pela segunda vez. Na primeira participação, classificado por ter sido o campeão da Copa do Brasil de 2020, o time paulista enfrentou o Flamengo e foi vice-campeão após ser derrotado na disputa de pênaltis.