Bundesliga muda o foco e adota estratégia de transmissão multiplataforma no Brasil

Bundesliga fala sobre estratégia de transmissão multiplataforma no Brasil

Atacante inglês Harry Kane, do Bayern de Munique, deverá ser um dos protagonistas da temporada 2023/2024 da Bundesliga - Reprodução / Twitter (@HKane)

A Bundesliga emitiu um comunicado nesta quinta-feira (17) ressaltando sua estratégia de transmissão multiplataforma no Brasil a partir desta temporada. Nos últimos dias, a liga já havia fechado acordos com Sportv, Cazé TV, OneFootball, Canal Goat, Nosso Futebol e Cultura. No comunicado, também foi anunciada a inclusão de mais uma emissora de TV aberta, a RedeTV!, como uma das transmissoras do torneio no Brasil. Ao lado da Cultura, a RedeTV! poderá transmitir uma partida por rodada.

“Poder oferecer ao nosso telespectador os jogos da Bundesliga coroa o esforço que temos feito para qualificar a nossa programação esportiva”, disse Vladir Lemos, diretor de esportes da Cultura.

Com isso, um total de sete plataformas estarão exibindo os jogos da Liga Alemã de Futebol na temporada 2023/2024, permitindo transmissões na TV aberta, na TV fechada e no streaming. Quatro canais digitais (Goat, Cazé TV, OneFootball e Nosso Futebol) disponibilizarão os jogos, criando uma competição por audiência entre veículos OTT.

“A Bundesliga International confirmou acordos com diversas emissoras em todo o Brasil para garantir que torcedores de todo o país possam acompanhar seus jogadores e clubes favoritos em todos os dias de jogos”, destacou a nota oficial da Bundesliga.

“Para nós, ficou evidente a importância de oferecer várias opções, considerando o crescente interesse dos torcedores brasileiros na Bundesliga, que aumentou em mais de 50% nos últimos anos”, declarou Peer Naubert, diretor de marketing da Bundesliga International, sem apresentar o estudo em que se baseia esse número.

Mudança de abordagem

Embora atualmente a Bundesliga esteja buscando a máxima visibilidade possível para o público brasileiro, essa não foi sempre a postura adotada pela liga.

No início da temporada 2020/2021, durante a pandemia, a Bundesliga expressou insatisfação com as ofertas dos players nacionais e, como resultado, ficou sem transmissão nas TVs aberta e fechada do Brasil. O problema foi resolvido apenas três dias antes do início do torneio, quando a Liga Alemã fechou um acordo com o OneFootball, que transmitiu o torneio gratuitamente por meio de seu aplicativo.

Vale lembrar que, nesta temporada, somente o OneFootball possui acordo para transmitir todos os jogos da Bundesliga e da Bundesliga 2 (a segunda divisão do futebol do país).

Dessa forma, a Bundesliga passa de uma estratégia de valorização comercial dos direitos de transmissão para uma estratégia de valorização de visibilidade do campeonato para o máximo possível de fãs no Brasil.

Recentemente, a Máquina do Esporte publicou um material especial sobre a competição, destacando que a Liga Alemã, com seus 61 anos de história, é caracterizada pela presença de clubes que são propriedades de grandes empresas com atuação global.

A última temporada da Bundesliga terminou com o Bayern de Munique conquistando o título, empatando em pontos com o Borussia Dortmund, mas com um saldo de gols superior. Foi o 11º título consecutivo do time da Baviera na competição.

Sair da versão mobile