Campeão da Copa do Brasil de 2005, Paulista se tornará SAF pelas mãos da EXA Capital

Com a SAF, Paulista busca dias melhores e o retorno à Série A1 do Campeonato Paulista - Reprodução / paulistafc.com

Os sócios contribuintes do Paulista Futebol Clube, clube de Jundiaí (SP) que fez história ao ser campeão da Copa do Brasil de 2005, aprovaram, nesta quinta-feira (7), por unanimidade, a proposta vinculante da EXA Capital, empresa capitaneada pelo investidor Pedro Mesquita, por 90% da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube.

Em seu perfil no Instagram, que conta com pouco mais de mil seguidores, a EXA se define como “uma gestora de investimentos alternativos, especializada em agronegócio, esportes, real estate e infraestrutura”.

A votação foi realizada em uma Assembleia Geral convocada em 30 de outubro por Rodrigo Peterneli Alves, presidente da diretoria-executiva do Paulista. Os trabalhos foram abertos pelo presidente do conselho de administração, Dr. Fábio Godinho, e a apresentação por parte da EXA foi realizada por Rodrigo Rincón, sócio da empresa.

Agora, o próximo passo será a criação de um comitê, ao lado do departamento jurídico, para a análise completa do documento da proposta e a assinatura do contrato. É só aí que será dado início à transição. No entanto, ainda não há um prazo específico para o clube oficializar a transformação em SAF, uma vez que os procedimentos legais precisam ser seguidos.

De acordo com o Jornal de Jundiaí, que fez a cobertura da assembleia, o valor da dívida atual do clube apresentada por Rodrigo Rincón é de R$ 87 milhões.

Segundo Rodrigo Peterneli Alves, além dos investimentos em dinheiro e a renegociação e quitação das dívidas, a proposta da SAF também contempla a reforma do Estádio Jayme Cintra e a construção de um centro de treinamento em um local próximo ao estádio.

História

O Paulista entrou para a história do futebol nacional ao surpreender todo o país e ser campeão da Copa do Brasil de 2005. No caminho até o título, o clube do interior paulista eliminou praticamente apenas times que atualmente disputam a Série A do Brasileirão, casos de Juventude (1ª fase), Botafogo (2ª fase), Internacional (oitavas de final), Cruzeiro (semifinal) e Fluminense (final). A exceção foi o Figueirense, eliminado nas quartas de final, que hoje está na Série C.

Vale lembrar que o time campeão era treinado por Vagner Mancini, atualmente técnico do Goiás na Série B, e tinha, entre seus principais destaques dentro de campo, o ex-goleiro Victor (que era reserva e depois fez história com as camisas de Grêmio e Atlético-MG), o ex-zagueiro Réver (que depois passou por Grêmio, Wolfsburg, Atlético-MG, Internacional e Flamengo, e atualmente é auxiliar de Mancini no Goiás), o ex-volante Cristian (que depois teve passagens por Flamengo, Athletico-PR, Corinthians e Grêmio) e o ex-atacante Finazzi (que teve uma longa lista de clubes na carreira, entre eles Athletico-PR, Corinthians, Ponte Preta e Fortaleza).

Dias atuais

Após diversas quedas motivadas por seguidas administrações malfeitas, o Paulista foi desaparecendo do cenário nacional e até do próprio cenário estadual. Recentemente, porém, conquistou um título, o de campeão da Série B, também conhecida como “Bezinha”, equivalente à 5ª Divisão do Campeonato Paulista. A taça veio após a vitória por 1 a 0 sobre o Colorado Caieiras, no Estádio Jayme Cintra.

Com a SAF, o clube espera retomar os dias de glória. O primeiro e principal objetivo será voltar à Série A1, principal divisão do Campeonato Paulista. Em 2025, o Paulista disputará a Série A4.

Sair da versão mobile