Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Conhecimento

CBF Academy amplia atuação e forma turma inédita de treinadores de futsal

Primeira turma concluiu capacitação prática e teórica para obter Licença C e já está apta a trabalhar

Redação - São Paulo (SP) Publicado em 21/09/2021, às 13h24

Braço educacional da CBF entrou no mercado de formação e capacitação de treinadores de futsal - Divulgação / CBF
Braço educacional da CBF entrou no mercado de formação e capacitação de treinadores de futsal - Divulgação / CBF

A CBF Academy, braço educacional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), expandiu a área de atuação e entrou no mercado de formação e capacitação de treinadores de futsal. A primeira turma acabou de concluir a capacitação prática e teórica para obter a Licença C e já está apta para trabalhar com a modalidade cuja Copa do Mundo está sendo disputada na Lituânia. 

Ao todo, foram 19 alunos participando de um processo de habilitação de 125 horas, sendo 95 delas de disciplinas teórico-práticas e as outras divididas em acompanhamento e observação do treinamento, além de estudos especiais e o trabalho de conclusão.

“É um passo muito importante para a CBF Academy. Estamos consolidados no futebol e agora expandimos nosso compromisso com a profissionalização do ecossistema, atuando também em outras modalidades como o futsal e o beach soccer”, destacou Michel Mattar, coordenador da CBF Academy.

A grade curricular abrangeu temas como pedagogia e metodologia em escolas de futsal; aspectos gerais do desenvolvimento do futsal – reflexões sobre o talento brasileiro; futsal, cultura e entorno esportivo; gestão nas escolas de futsal; fisiologia, fisiopatologias e urgências no futsal; e iniciação ao treinamento do goleiro de futsal. Para finalizar, ainda houve uma série de estudos especiais e tutoria.

Criada em 2016, a CBF Academy tem como missão desenvolver o futebol e todo o ecossistema que gira em torno da modalidade compartilhando conhecimento. Em cinco anos, mais de 10 mil alunos já foram formados e certificados. Atualmente, o portfólio é composto por 55 cursos, que estão divididos em duas áreas: Escola Técnica (formação de técnicos por meio de Licenças PRO, A, B e C; análise de desempenho; preparação física e de goleiros; e direito esportivo), e Escola de Gestão & Negócios.