A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) chegou a um acordo com a Genius Sports para a implantação da tecnologia de impedimento semiautomático no futebol brasileiro. Assinada nesta sexta-feira (14), a parceria garantirá a aplicação da tecnologia nos jogos da Série A do Brasileirão e na Copa do Brasil nas temporadas de 2026 e 2027.
A ferramenta, já utilizada nas principais competições do futebol internacional, será agregada ao sistema de árbitro de vídeo (VAR). O acordo também prevê que a Genius Sports forneça um sistema de rastreamento de jogadores, árbitros e bolas, bem como uma plataforma de análise tática e de desempenho.
“Estamos dando mais um passo no processo de modernização do futebol brasileiro. A chegada do impedimento semiautomático é uma medida concreta para aumentar a precisão, a transparência e a credibilidade das decisões de arbitragem”, disse Samir Xaud, presidente da CBF.
Agora, a empresa britânica deverá emitir o certificado de aplicação da tecnologia nos 27 estádios dos clubes que disputarão o Brasileirão 2026. A Genius Sports deverá implantar toda a ferramenta, que inclui 24 câmeras, servidor local, conexão dedicada e garantias estruturais.
Vale lembrar que, atualmente, a Genius Sports também fornece tecnologias esportivas para ligas como NFL, MLB, PGA e NCAA, entre várias outras.
Arbitragem
A confirmação da tecnologia chega em um momento de grande fragilidade da arbitragem brasileira, que sofre críticas constantes.
A ferramenta deverá eliminar marcações duvidosas e promover maior justiça nas partidas, algo que pode gerar um efeito positivo na relação dos torcedores com as competições e, consequentemente, possibilitar maior apelo comercial.
