A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou oficialmente a candidatura de Brasília (DF) para sediar a final da Copa Libertadores de 2025, marcada para o dia 29 de novembro. O pedido foi formalizado junto à Conmebol, organizadora da competição, que divulgará sua escolha no início do próximo ano. A candidatura conta com o apoio do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
“Brasília é uma das melhores cidades para receber a principal competição entre clubes da América do Sul. A capital brasileira une uma série de fatores importantes, como segurança, rede hoteleira, malha aérea e a grandeza do Mané Garrincha, para realizarmos a melhor final de Libertadores já organizada”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.
A Arena BRB Mané Garrincha, com capacidade para mais de 70 mil torcedores, é um dos pontos fortes da candidatura. Brasília conta com cerca de 200 estabelecimentos de hospedagem, com 14 mil unidades habitacionais e 26 mil leitos.
A cidade também possui experiência na realização de eventos. Já foi sede da Copa das Confederações 2013, da Copa do Mundo 2014, de partidas de futebol durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, da Copa do Mundo Sub-17 e da Copa América 2021.
Em outubro, a capital federal recebeu a seleção brasileira, na goleada sobre o Peru por 4 a 0, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026, diante de mais de 60 mil torcedores.
Em competições nacionais, Brasília recebe jogos importantes com alguma frequência. Na Série A do Brasileirão 2024, a Arena BRB Mané Garrincha foi palco dos dois jogos com maior público: Vasco x Palmeiras, com cerca de 65 mil pessoas, e Flamengo x Criciúma, com mais de 60 mil torcedores. Outro trunfo da candidatura brasileira é a qualidade do gramado do estádio, que foi recentemente renovado.