A Champions League conhecerá o campeão da temporada 2024/2025 neste sábado (31), quando Paris Saint-Germain e Internazionale estarão em campo na final. A decisão da competição, um dos eventos mais valorizados do calendário esportivo mundial, costuma atrair milhares de pessoas fora das quatro linhas.
Isso porque, considerado o principal torneio de clubes de futebol, a Champions League, organizada pela Uefa, envolve grandes jogadores, audiências, patrocinadores e negócios.
Transmissão
No Brasil, os direitos de transmissão na televisão aberta pertencem ao SBT. O canal preparou um pacote de ações com marcas parcerias para aproveitar a grandeza da final da Champions League.
Haleon, Heineken, Pagbank, Pepsi, Renault e Sportingbet, além de participações de Bet365, Novibet, TIM e Oppo, que patrocinaram as transmissões da Champions League no SBT durante toda a temporada, terão ativações na exibição da decisão. A emissora ainda contará com algumas vendas pontuais para a partida. As ações envolvem divulgação de produtos e serviços, promoções e inserções em programas da casa.
Na televisão fechada, a TNT Sports é responsável pela transmissão da Champions League. Betnacional, Betano, C6, Claro, Hotéis.com, Ipiranga, Pepsico (Pepsi e Gatorade), Superbet, Stellantis e Topps adquiriram cotas de publicidade para a final, segundo o site Meio e Mensagem.
Na internet, os streamings +SBT e Max terão a programação de SBT e TNT Sports, respectivamente.
Premiação
A temporada 2024/2025 da Champions League envolveu a distribuição de € 2,46 bilhões em premiações. Deste valor, € 30 milhões foram pagos para os clubes que participaram dos playoffs de classificação para a competição.
Todos os 36 clubes classificados receberam € 18,6 milhões pela participação na primeira fase. O valor se soma aos bônus por performance, sendo € 2,1 milhões por vitória e € 700 mil por empate, além da premiação baseada na posição final na chamada “fase de liga”, que pode ter chegado a € 9,9 milhões.
Nos mata-matas, as premiações foram de € 1 milhão (playoffs dos mata-matas), € 11 milhões (oitavas de final), € 12,5 milhões (quartas de final) e € 15 milhões (semifinal).
Paris Saint-Germain e Internazionale garantiram € 18,5 milhões cada um pela classificação à final. O vencedor ainda receberá mais € 6,5 milhões pelo título.
Com esses valores, a premiação total do campeão pode chegar a € 110,82 milhões.
Sede
A Allianz Arena, casa do Bayern de Munique, na Alemanha, receberá a final pela segunda vez. O estádio também foi a sede da decisão na temporada 2011/2012, quando justamente o Bayern foi superado pelo Chelsea.
Inaugurada em 2005, a Allianz Arena tem capacidade para receber mais de 70 mil torcedores em jogos de campeonatos internacionais. Para jogos do Bayern de Munique, são mais de 75 mil lugares.
Para Munique, sediar a final da Champions League deverá resultar em um grande retorno financeiro. Em 2024, a cidade de Londres, que recebeu a final entre Real Madrid e Borussia Dortmund no Estádio de Wembley, projetou um impulso financeiro de £ 53 milhões por conta do evento.
Patrocinadores
Atualmente, a Uefa tem nove marcas como patrocinadoras globais: Heineken, Playstation, Lay’s, FedEx, Mastercard, Crypto.com, Bet365, Just Eat Takeaway.com e Qatar Airways.
A Adidas é a fornecedora de materiais esportivos, como a bola usada nos jogos. EA Sports FC, Topps, Oppo e Jingdong também são patrocinadoras da entidade.
No caso dos clubes, o Paris Saint-Germain tem a Qatar Airways como patrocinadora máster e a Nike como fornecedora de materiais esportivos. O clube francês ainda conta com acordos com Snipes, Visit Qatar, Accor, Ooredoo, Visit Rwanda, QNB, BeIN Sports, EA Sports FC, Aspetar, Brilliantcrypto e Bitpanda.
Já a Internazionale também é vestida pela Nike e tem a casa de apostas Betsson como patrocinadora máster. A lista de parceiros ainda conta com Gate.io, Qatar Airways, Visit Qatar, Konami, Mastercard, Pirelli, Socios.com, Canali, Drutex, Enel, Volvo, Heinz, La Molisana e Hisense, entre outros.
Show
Neste sábado (31), a banda Linkin Park se apresentará antes do início do jogo em uma iniciativa patrocinada pela Pepsi.
Com o show, a final da Champions League se torna uma opção mais atrativa para o público que é mais distante do futebol. Assim como acontece com o Super Bowl, a audiência do evento acaba sendo potencializada pelos espectadores mais interessados no show do que na partida.
A cantora Dua Lipa foi a primeira a se apresentar na final da Champions League, em 2018. Desde então, Imagine Dragons (2019), Marshmello, Khalid e Selena Gomez (2021), Camilla Cabello (2022), Alesso, Burna Boy e Anitta (2023) e Lenny Kravitz (2024) também estiveram presentes na maior competição de clubes do mundo.