O CIES Football Observatory, grupo suíço especializado em análise estatística do futebol, divulgou a lista das melhores categorias de base do mundo. São Paulo, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Fluminense, Athletico-PR e Atlético-MG estão entre os clubes exaltados.
A classificação é realizada a partir da análise dos clubes que treinaram jogadores atualmente ativos em 49 ligas ao redor do mundo. O ranking leva em consideração a quantidade de atletas formados, o nível dos clubes em que eles atuaram e por quantos minutos estiveram em campo.
O Benfica ficou com o primeiro lugar, com um índice de 105,1, o único acima de 100. O clube português formou 93 jogadores que atuaram, em média, 2.582 minutos nas ligas consideradas pelo CIES no ano passado.
O Barcelona vem logo atrás, com 76 jogadores atuando 2.773 minutos, enquanto o River Plate completou o pódio com 97 atletas que jogaram 2.305 minutos.
Brasileiros
O São Paulo foi o clube brasileiro mais bem colocado da lista, na 12ª colocação. O Tricolor Paulista treinou 65 atletas que atuaram uma média de 2.421 minutos nas competições consideradas.
O Corinthians aparece na 14ª posição, com 57 atletas e 2.750 minutos, seguido de perto pelo Flamengo, em 15º, com 51 jogadores e 2.973 minutos.
O Palmeiras ocupa a 18ª colocação. O Verdão formou 56 jogadores que estiveram em campo por, em média, 2.620 minutos no último ano.
Fora do Top 30, Santos (31º), Grêmio (33º), Cruzeiro (35º), Internacional (37º), Fluminense (38º), Athletico-PR (58º) e Atlético-MG (81º) também foram citados pela lista do CIES Football Observatory.
Considerando-se as métricas utilizadas pelo grupo suíço, o São Paulo formou o maior número de jogadores, com o melhor nível de clubes de destino. Os atletas formados pelo Cruzeiro tiveram a maior minutagem, com média de 3.063 minutos.
Mercado de transferências
A ausência de diversos dos maiores clubes do futebol internacional entre as 10 maiores categorias de base do mundo chama a atenção, mas talvez sirva para demonstrar as estratégias diferentes de cada gestão.
O Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League, por exemplo, aparece na 19ª colocação, enquanto o Chelsea, campeão mundial em julho, é 50º. O Bayern de Munique está ainda mais abaixo, em 54º.
A posição ruim no ranking não significa, necessariamente, uma falha. Chelsea e Bayern de Munique são clubes que não possuem grande tradição na formação de atletas, como possui o Barcelona, por exemplo.
De acordo com o CIES Football Observatory, o Chelsea gastou quase € 2,8 bilhões em contratações entre 2015 e 2025.
Confira abaixo os 25 clubes com as melhores categorias de base do mundo, segundo o CIES Football Observatory:
- Benfica (POR)
- Barcelona (ESP)
- River Plate (ARG)
- Ajax (HOL)
- Boca Juniors (ARG)
- Sporting (POR)
- Dínamo de Zagreb (CRO)
- Defensor (URU)
- Real Madrid (ESP)
- Vélez Sarsfield (ARG)
- Estrela Vermelha (SER)
- São Paulo (BRA)
- Dínamo de Kiev (UCR)
- Corinthians (BRA)
- Flamengo (BRA)
- San Lorenzo (ARG)
- Nacional (URU)
- Palmeiras (BRA)
- Paris Saint-Germain (FRA)
- Partizan (SER)
- Manchester City (ING)
- Atlético Nacional de Medellín (COL)
- Lanús (ARG)
- Rosário Central (ARG)
- Anderlecht (BEL)