Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Ação social

Clubes do Nordeste se unem por doações a desabrigados na Bahia

Chuvas que castigam sul do estado já mataram 20 pessoas e geraram 60 mil desabrigados

Adalberto Leister Filho - São Paulo (SP) Publicado em 27/12/2021, às 16h57

Chuvas intensas no sul da Bahia já geraram 20 mortes e 60 mil desabrigados - Camila Souza/GOVBA
Chuvas intensas no sul da Bahia já geraram 20 mortes e 60 mil desabrigados - Camila Souza/GOVBA

Os clubes da região Nordeste se uniram em solidariedade aos atingidos pelas enchentes no sul da Bahia. As fortes chuvas que atingem a região já geraram, segundo a Defesa Civil, 20 mortes, deixaram 358 feridos e atingiram 470 mil pessoas. Cerca de 60 mil pessoas estão desabrigadas em 116 cidades afetadas. Cem delas já decretaram estado de emergência.

A ação foi encabeçada pela Copa do Nordeste e o projeto Chamada Solidária. Bahia, Vitória, Confiança, CSA, Santa Cruz e Sampaio Corrêa foram alguns dos clubes da região que participam a campanha e foram às redes sociais para pedir doações aos atingidos.

“As chuvas se intensificaram nos últimos dias no estado da Bahia.  Seguimos com o compromisso de auxiliar o povo baiano junto aos nossos parceiros. Contamos com sua ajuda nessa causa. Vamos juntos?”, fez o chamado a Copa do Nordeste em sua conta oficial no Twitter.

As fortes chuvas acontecem devido a dois fenômenos meteorológicos na região: uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (faixa de nebulosidade que se estende da Amazônia até a região central e Sudeste do Brasil) e uma frente fria vinda do Espírito Santo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, tais fenômenos ocorreram juntos três vezes neste mês no sul da Bahia. 

O pedido por doações foi replicado por alguns dos principais clubes da região, como o Bahia. “O sul do nosso Estado vive a pior enchente dos últimos 35 anos e você pode ajudar. Doe alimentos, água e cobertor aos mais de 4 mil desabrigados na região. Uma campanha em conjunto com a Copa do Nordeste e a Chamada Solidária, já tradicional parceira tricolor”, postou o Tricolor de Aço.

O Vitória, arquirrival do Bahia, também divulgou mensagem de solidariedade. “As chuvas seguem fazendo estragos nesse fim de ano, a situação mais preocupante está na região Sul do estado. Vamos continuar ajudando, nação rubro-negra, com doação de alimentos, água, material de higiene pessoal e cobertores para famílias desabrigadas”, pediu o clube baiano.

As doações podem ser entregues no piso L2 do Shopping Paralela, em Salvador.