Clubes, entidades esportivas e atletas lamentam a morte de Pelé, o Rei do Futebol

A notícia da morte do Rei Pelé, aos 82 anos, trouxe repercussão rápida entre entidades esportivas, clubes e atletas do futebol como do esporte em geral. Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, estava internado havia cerca de um mês no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de câncer no cólon. Nesta quinta-feira (29), o hospital anunciou a morte do craque.

A família ainda não divulgou detalhes de como será o velório do Rei do Futebol. No entanto, o Santos montou uma estrutura nos últimos dias para receber o corpo de Pelé, O sepultamento será em Santos.

Santos

O Santos, clube pelo qual Pelé atuou por 18 anos lembrou a realeza de um jogador que se tornou o maior de todos os tempos.

Cosmos

O New York Cosmos, clube em que Pelé jogou no fim da carreira, de 1975 a 1977, divulgou um post lamentando a morte de seu eterno camisa 10.

Corinthians

Rival que mais tomou gols de Pelé, o Corinthians homenageou o Rei com um vídeo emocionante . “O Corinthians te aplaude, majestade. O Edson se foi, mas o Pelé é eterno”, escreveu o time paulista em suas redes sociais.

Palmeiras

Principal rival do Santos no estado de São Paulo no auge da carreira de Pelé, o Palmeiras postou uma foto histórica de Pelé e Vavá, já campeões do mundo, em um clássico entre os clubes. “O mundo se despede hoje do craque que transcendeu o esporte e transformou o futebol em arte”, escreveu o Alviverde.

São Paulo

Outro rival paulista, o São Paulo prestou homenagem ao maior craque do rival Santos. “Reverência eterna ao Rei: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, maior expoente do futebol brasileiro e mundial. Nossos sentimentos e solidariedade à família de Pelé, aos amigos e a todos os amantes do esporte mais popular do planeta”, afirmou o Tricolor.

Vasco

O Vasco foi outro clube que fez homenagem por suas ligações com o Rei do Futebol. Pelé por diversas vezes declarou que era vascaíno. Em 2021, o ex-jogador recebeu um título de sócio honorário do clube de São Januário.

Pelé

A página oficial do Rei do Futebol no Twitter afirmou que “a inspiração e o amor marcaram a jornada de Rei Pelé, que faleceu no dia de hoje. Amor, amor e amor, para sempre”.

CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) preferiu mostrar que Pelé não morre. É eterno. Durante sua vitoriosa carreira, Pelé conquistou três títulos da Copa do Mundo (1958, 1962 e 1970), colocou a seleção brasileira no mapa da bola e o Brasil no mapa-múndi, já que o país era pouco conhecido internacionalmente até então. Depois do Rei, o Brasil passou a ser reconhecido em todo o planeta como o “país de Pelé”.

Conmebol

A Conmebol, que homenageou Pelé durante a Copa do Mundo do Catar, quando o ex-atleta ainda estava internado no Hospital Albert Einstein para tratamento de câncer de cólon, agradeceu Pelé por sua carreira, que fez o futebol brasileiro e sul-americano ficar famoso em todo o mundo.

Fifa

A Fifa demorou quase quatro horas para se pronunciar sobre a morte de Pelé, o que chegou a render críticas à entidade nas redes sociais. O Rei do Futebol faleceu às 15h27 (horário de Brasília), mas a Fifa só foi postar uma homenagem em sua conta no Twitter às 19h18 (também no horário brasileiro).

Em sua postagem, a entidade que comanda o futebol no mundo lembrou que Pelé foi o “único homem a vencer a Copa do Mundo três vezes. Uma lenda do nosso jogo. Descanse em paz, o Rei Eterno.”

COB

Nem só federações de futebol postaram homenagem pela partida do rei. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) também lembrou agradeceu o enorme legado deixado por Pelé. O COB afirmou que “muito do que somos hoje devemos a você, Edson Arantes do Nascimento. Descanse em paz!”

Neymar

Neymar, maior craque da seleção brasileira na atualidade e que recebeu o incentivo de Pelé no início da carreira, escreveu uma bonita mensagem sobre o Rei do Futebol e seu legado não só para o futebol, como para o planeta:

“Antes de Pelé, ’10’ era apenas um número. Li essa frase em algum lugar, em algum momento da minha vida. Mas essa frase, linda, está incompleta. Eu diria que antes de Pelé, o futebol era apenas um esporte. Pelé mudou tudo. Transformou o futebol em arte, em entretenimento. Deu voz aos pobres, aos negros e principalmente: Deu visibilidade ao Brasil. O futebol e o Brasil elevaram seu status graças ao Rei! Ele se foi, mas a sua magia permanecerá. Pelé é ETERNO!!”

Ronaldo Fenômeno

Ronaldo Fenômeno, craque da seleção brasileira campeão mundial em 1994 e 2002 pela seleção brasileira, exaltou o legado do Rei Pelé para os jogadores que vieram depois dele.

“O mundo de luto. A tristeza da despedida misturada ao orgulho imenso da história escrita. Que privilégio vir depois de você, meu amigo. Seu talento é uma escola pela qual todo jogador deveria passar. Seu legado transcende gerações. E é assim que seguirá vivo. Hoje e sempre, celebraremos você”, escreveu Ronaldo Nazário.

Kylian Mbappé

Kylian Mbappé, vice-campeão da Copa do Mundo do Catar e colega de Neymar no PSG, que conheceu Pelé em uma ação da Hublot, marca de relógios que patrocinava ambos, agradeceu o legado do ex-jogador. “O rei do futebol nos deixou, mas seu legado jamais será esquecido”, escreveu o atacante.

Cristiano Ronaldo

Maior craque da história do futebol português, Cristiano Ronaldo mandou uma mensagem a todo o povo brasileiro por esse momento de perda:

“Um mero ‘adeus’ ao eterno Rei Pelé nunca será suficiente para expressar a dor que abraça neste momento todo o mundo do futebol. Uma inspiração para tantos milhões, uma referência do ontem, de hoje, de sempre”, escreveu CR7.

“O carinho que sempre demonstrou por mim foi recíproco em todos os momentos que partilhámos, mesmo à distância. Jamais será esquecido e a sua memória perdurará para sempre em cada um de nós, amantes de futebol. Descansa em paz, Rei Pelé”, acrescentou o português, que sempre exaltou a amizade com Pelé.

Lionel Messi

Um dos maiores craques da história do futebol argentino, Lionel Messi postou uma foto ao lado de Pelé com a mensagem “Descanse em paz, Pelé”. Messi conquistou, há duas semanas, o título que faltava em seu currículo: a Copa do Mundo, torneio que Pelé conquistou três vezes na carreira (1958,1962 e 1970).

Ana Moser

A ex-jogadora de vôlei Ana Moser lamentou a coincidência de que, no mesmo dia em que foi anunciada como ministra do Esporte pelo presidente Lula, nesta quinta-feira (29), o Brasil tenha perdido o Rei do Futebol, que foi o primeiro a ocupar essa cadeira, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro divulgou nota oficial lamentando a morte de Pelé.

“O presidente da República, Jair Bolsonaro, roga a Deus que o receba em Seus braços e dê força e fé a toda a sua família e amigos para superar esse difícil momento”, afirma a nota, que também exaltou o craque.

“Pelé, o Rei do Futebol, foi um dos maiores atletas de todos os tempos. O único tricampeão mundial demonstrou por suas ações que, além de grande atleta, foi também um grande cidadão e patriota, elevando o nome do Brasil por onde passou”, diz a nota.

Lula

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, lembrou do privilégio de ter visto Pelé jogar, embora seu time de coração, o Corinthians, tenha sido uma das maiores vítimas do craque do Santos e exaltou o legado que ele deixou.

“Poucos brasileiros levaram o nome do nosso país tão longe feito ele. Por mais diferente do português que fosse o idioma, os estrangeiros dos quatros cantos do planeta logo davam um jeito de pronunciar a palavra mágica: ‘Pelé'”, escreveu Lula.

Barack Obama

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, postou uma foto ao lado de Pelé e afirmou que a arte do Rei do Futebol ajudou a tornar o mundo um lugar melhor.

“Pelé foi um dos maiores que já jogou o belo jogo. E como um dos atletas mais reconhecidos do mundo, ele entendeu o poder do esporte para unir as pessoas”, escreveu Obama.

Pepito Fornos

Uma pessoa que foi especial para Pelé, seu assessor pessoal, Pepito Fornos, que trabalhou com o ex-jogador de 1969 até se aposentar, neste ano, contou que perdeu mais do que o Rei do Futebol.

“Hoje perdi meu irmão. Como cristão católico, sei que é ‘morrendo que se nasce para a vida eterna’. Teremos toda a eternidade para estarmos juntos na casa do Pai. Ele apenas deixou o mundo das coisas que tem fim e foi para o mundo das coisas que não tem fim. Até breve, Pelé”, afirmou Pepito.

Sair da versão mobile