Máquina do Esporte
Facebook Máquina do EsporteTwitter Máquina do EsporteYoutube Máquina do EsporteLinkedin Máquina do Esporte
Futebol / Unidos

Clubes montam comissão e dão prazo de 90 dias para liga

Erich Beting Publicado em 29/06/2021, às 12h14

Imagem Clubes montam comissão e dão prazo de 90 dias para liga

O projeto para a fundação de uma Liga de Clubes ganhou mais fôlego após uma reunião nesta segunda-feira (28), em que foi instituído um grupo de trabalho com representantes de alguns clubes que terá 90 dias para montar o conceito, definir a forma de governança, o escopo e formalizar a criação da liga.

A comissão será liderada por André Sica, advogado especializado em direito empresarial que foi responsável pela fusão entre Red Bull e Bragantino e que cuida do departamento jurídico do Palmeiras. Em conversa com a Máquina do Esporte, Sica disse que os modelos de LaLiga, Bundesliga e Premier League têm sido estudados pelos clubes.

A ideia é que a liga represente as Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Assim, a entidade seria responsável pela gestão dos negócios das duas principais divisões do futebol nacional. Os clubes definiram, também, que a liga centralize todas as negociações de contratos, entre elas as dos acordos de TV. Os próximos 90 dias serão usados também para definir de que forma isso será feito.

Na Série A, os clubes já possuem contratos de transmissão negociados individualmente até 2024. A tendência é que a liga comece negociando parcerias para as competições e, posteriormente, inicie as conversas para o contrato de mídia a partir da temporada 2025.

O primeiro passo, porém, será formalizar a criação da liga. Pelos próximos 90 dias esse é o objetivo dos clubes. Até lá, os dirigentes esperam também que a situação dentro da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) esteja resolvida, com a definição sobre quem será o presidente da entidade.

Clubes querem gerenciar os contratos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro
CBF